segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AS VELHAS MIDIAS SE DEBATEM



Neste post vou falar um pouco sobre as coisas que vem acontecendo recentemente na internet, sobre as leis que visão "combater" a pirataria. Ou será que não? 


Recentemente vimos o caso dos sites de compartilhamento que estão sendo fechados / investigados, o Megaupload é o caso mais exponencial. Os projetos de Leis S.O.P.A, P.I.P.A, A.C.T.A e o no Brasil a Lei Azeredo. Bem, o discurso de todos esses projetos, é proteger o direito autoral e acabar com a pirataria. Sendo assim vimos que quem ficou a favor foram os grandes estúdios de Hollywood e as gravadoras, posso dizer as velhas mídias, que estão assistindo essa mudança, sem poder fazer muita coisa, estão PERDENDO LUCRO, com a venda dos seus produtos de altos preços, pois hoje você não vai querer investir uma quantia alta de dinheiro em um produto que pode estar disponível por ai na internet e ficar facilmente armazenado no seu pendrive, seu computador ou até na grande rede. Desta forma essas leis prevem punições severas para quem infringir o direito autoral, e daria o poder de tirar do ar o site que permitisse que o conteúdo infrator fosse publicado.

Entendo a questão da pirataria, realmente existe um limiar ai, porém não vejo isto como uma forma de combater a pirataria ou proteger "o artista" como dizem os relatores dos projetos de leis. Vejo isso como uma forma de defesa das velhas mídias, essas que no passado detiam o poder de conceder informação, vejo isso como um mecanismo para evitar que a ruptura entre o velho mundo e o novo aconteça de forma definitiva. Criar leis para proteger ou beneficiar grandes empresas é uma forma covarde de tentar barrar toda a evolução que obtivemos ao longo dos últimos anos. isto não pode ocorrer, isto não pode existir.

Que as velhas mídias encontrem seu caminho pelo novo mundo, e que não tente impedir o progresso, pois isto só irá contribuir para o seu declínio.

E para que fique bem claro, a única forma eficiente de combate a pirataria e baixar os abusivos preços dos produtos vendidos por essas corporações. Porque o consumidor não é mais inocente, não quer pagar R$ 50,00 em um cd que no máximo custou R$ 10,00 para ser produzido. (os valores são apenas para ilustração.)

Pensem bem, não deixem que seu direito seja usurpado por aqueles que não se encaixam mais no mundo atual, um mundo livre, onde todos tem acesso a informação de graça, e informação de qualidade, não a maneira antiga onde as noticias e tudo mais era manipulado por quem detinha o conhecimento. O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO SÃO LIVRES, GRATUITOS PARA QUE TODOS POSSAM TER ACESSO.

“O CAFÉ ESTÁ SERVIDO” 


*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

TAMBÉM PODERÁ SE INTERESSAR POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário