segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O PARADOXO MODERNO



Neste post vou falar um pouco sobre as disparidades de nossa sociedade atual. Como em certos aspectos evoluimos muito, enquanto em outros nós continuamos a fazer da forma como era feita a muito tempo atrás.


Bem, sei que para muitos não é facil se adaptar ao mundo como ele se mostra hoje. Internet, dispositivos móveis de todos os tipos, tamanhos e cores. Redes sociais, noticias e informações online em tempo real, ou até mesmo antes que elas sejam divulgadas oficialmente. Ou seja, tudo hoje se tornou mais rapido, será mesmo?

Convido vocês a pensarem, se toda a tecnologia que temos disponivel em nossa vida a tornou de fato mais rapida e menos complicada. A resposta todos sabem.. Existem inumeras áreas em nossa via que ainda continuam a serem feitas como eram a vinte anos atrás.

Utilizando da minha realidade em Contagem \ Belo Horizonte - MG, posso ver isto claramente. O nosso principal meio de transporte ainda é o onibus, sendo que somos a terceira maior metropole do país, e não é dizer que o onibus seja um meio de transporte ultrapassado, mas aqui o que temos de mais moderno é o sistema de bilhetagem eletronica e o letreio digital. Então vejo esse e outros tantos exemplos e me pergunto porque a tecnologia inovadora ainda não invadiu de vez nossas vidas e todo os aspectos.

As revoluções anteriores talvez não tivessem tanto impacto em nossa vida, quanto hoje, enquanto estou aqui escrevendo, existem tecnologias novas sendo criadas em todos os lugares, e imediatamente quando elas surgem, ficamos sabendo, no mesmo instante, alguns segundos depois, mas a noticia se espalha como diz o popular, como rastilho de polvora. Porém o acesso a técnologia em si, é bem demorado e muitas vezes incrivelmente caro, sim isto dificulta o acesso.  Mas isto não impossibilita o uso de uma tecnologia para informar que seu onibus está chegando nos pontos.

Outro exemplo que vejo constantemente é pessoas ou melhor profissionais dizendo que você estar constantemente conectado a grande rede pode fazer com que você perca o convivio social, mas não seria a grande rede uma nova forma de convivio social neste mundo onde tudo é mais rapido e as pessoas estão constantemente atarefadas, torna-se mais facil falar com os amigos, parentes, e colegas que estão longe, que não podem estar junto de você o tempo todo, ou que muitas vezes custaria uma ligação carissima para que você possa ouvir apenas a voz da pessoa, sendo que na grande rede existem fotos, mensagens, e webcams onde você pode matar a saudade de alguém que lhe seja querido.

O que sinto nas gerações anteriores é uma resistencia incrivel as novas tecnologias, parece que as pessoas não conseguem conceber o fato de que o mundo mudou. Ou de que o mundo mudou de forma muita rapida e isso as assustou, as deixou perplexas e vulneraveis, de modo que elas sintam-se obrigadas a resistir pois o novo mundo ameaça sua já bem padronizada forma de vida. Então o caminho encontrado é criticar a tecnologia e quem as consume.

A grande rede é um ótimo exemplo disto. Quando surgiu, era apenas uma forma de compartilhar informações, gostos, passa-tempos etc. A internet era vista como um joguinho online, só serve para divertir, porém ao longo do tempo a rede evoluiu e se tornou muito mais que um simples passa tempo. Surgiram grandes empresas, inumeras profissões que não existiam e hoje as maiores empresas do mundo estão na internet. Ex: Google, Facebook, Twitter, Apple etc.  Ou seja um novo mundo surgiu diante dos olhos de todos e aqueles que não quiseram ou puderam acompanhar de certa forma a mudança se perderam no caminho e ficaram obsoletos e se tornaram peças de museus. Não é que não respeite o velho, o faço e muito, afinal me dedico a estudar a história, mas é que nunca podemos fechar nossas mentes para a evolução que é constante e que não perdoa quem resolve ignora-la.

Para terminar, posso dizer que estamos em um mundo novo, um mundo que está cortando os vinculos com o antigo mundo, antigos modelos de negócios, antigas formas de relacionamento.
Não se enganem, constantemente ouviremos alguém criticar o novo mundo, mas tudo o que eles querem é manter as coisas como sempre foram, pois assim eles continuaram mantendo o controle sobre tudo.
E mantenham suas metes e seus corações abertos para a evolução para que lá na frente não sejamos nós os obsoletos.


“O CAFÉ ESTÁ SERVIDO” 

*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

TAMBÉM PODERÁ SE INTERESSAR POR:






Nenhum comentário:

Postar um comentário