sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SUPERSTIÇÕES - BATER NA MADEIRA ISOLA!



Não canso de explorar este lado "popular" da história com mitos, lendas, superstições e crendices. Neste post, vamos ver sobre a famosa "batidinha" na madeira, será mesmo que isto "Isola" a má sorte, ou trás boa sorte.?

COMO SURGIU
Não sabe exatamente a data de origem desta superstição, sabemos que foi a muito com os celtas. Sim, isto mesmo, trata-se de um costume pagão. Os celtas batiam em arvores, pois acreditavam que o espirito dos deuses habitavam em arvores e desta forma eles estariam invocando espíritos destes deuses. E também acreditavam que assim como invocavam, poderiam afastar os espíritos maléficos.

COMO FOI DIFUNDIDO
Claro, com uma boa superstição "totalmente logica", como esta se espalhou pelo mundo, e todos ainda à praticam, seja para afastar desgraças, ou para trazer sorte, o fato é que todos nós já ouvimos falar as seguintes frases "Nossa.. Isola, bate na madeira", "não chama esse nome", "credo em cruz". E para aqueles que gostam de acreditar que tudo que é pagã é religiosamente proibido, pense bem, pois as superstições são puramente pagãs.

ATUALIZAÇÃO DE POST 

Em meus recentes estudos sobre a mitologia grega, eis que me deparei com uma explicação sobre esta superstição. Não foi dito necessariamente que os gregos praticavam este ritual, mas a explicação me pareceu bem plausível. 

Parece que a questão todo seria a origem da palavra "madeira" que vem do latim Materia (que significa substância de que é feito um objeto físico). Que por sua vez, vem da palavra Mater ou mãe em latim, que também pode ser conhecida como fonte, origem etc. Logo, quando se quer atrair a sorte, ou mesmo afastar o azar, bate-se na madeira (materia) três vezes e assim você estaria invocando a mãe (Gaia para os gregos) que é a nossa grande fonte de energia, e porque também não dizer de proteção. 

Por tanto encontramos essa superstição em cultura diferentes, o que pode simbolizar que talvez ela funcione... Ou não. 

Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: