quarta-feira, 21 de abril de 2010

FUNDAÇÃO PARTE 3 - RÔMULO O PRIMEIRO REI DE ROMA

 Loba capitolina: Segundo a lenda, o animal
teria amamentado os gêmeos Rômulo e
Remo.

 Mapa com as Sete colinas de Roma.

Trinta Anos mais tarde,  Ascânio filho de Enéias, funda uma nova cidade chamada Alba Longa, onde reinam seus descendentes pelos próximos 400 anos.

400 Anos depois o herdeiro legitimo do rei Procas de Alba Longa, Numitor, foi deposto pelo seu irmão Amúlio, que obriga a princesa Réia Silvia a se tornar Vestal (sacerdotisa virgem, consagrada à deusa Vesta). Mas o Deus MARTE (Deus da guerra), engravidou a princesa, dando origem aos gêmeos, Rômulo e Remo. Então o rei Amúlio ordena que os gêmeos sejam executados, porém o servo encarregado do serviço não teve coragem de assassinar os bebês e os coloca em uma espécie de cesta e os deixa seguir o Rio Tibre abaixo.
o cesto é encontrado com os recém-nascidos as margens do rio em Velabro, entre os montes Palatino e Capitolino por uma loba (provavelmente uma prostituta, chamada na época de lupa, da qual se encontram traços na palavra
lupanar). Então os bebes são encontrados por um pastor de nome Fáustulo que juntamente com sua mulher Aca Larência cria os dois como filhos legítimos.

Os Irmãos depois de adultos descobrem a sua verdadeira origem, e retornam a Alba Longa, onde destronam o rei Amúlio e restituem ao poder o seu avô Numitor então Rômulo e Remo, decidem fundar uma nova cidade, mas onde surgi o desentendimento entre os dois, pois um deseja chamar a nova cidade de Roma, e outro de Remora, desentende-se também sobre a questão de onde fundar a respectiva cidade, sendo Rômulo optante pela região de Palatino e Remo pela região de Aventino.

O trecho a seguir é um trecho retirado da obra de Tito Lívio e narrado pelo mesmo:

"Como eram gêmeos e o respeito à progenitura não podia funcionar como critério eletivo, cabia aos que protegiam aqueles lugares indicar, através dos auspícios, quem seria escolhido para dar o nome à nova cidade e
reinar depois da fundação. Assim, para interpretar os auspícios, Rômulo escolheu o Palatino e Remo escolheu o Aventino. O primeiro presságio teria cabido a Remo. Como Rômulo estava afastado quando o presságio foi
anunciado, os respectivos grupos proclamaram um e outro como reis ao mesmo tempo. Uns sustentavam que tinham direito ao poder com base na prioridade no tempo, outros com base no número de pássaros vistos. Surgiu assim uma discussão e da luta raivosa de palavras se passou ao sangue: Remo, golpeado na cabeça, caiu por terra. É mais notável a versão segundo a qual Remo, para surpreender o irmão, teria escalado os muros recém construídos (provavelmente o Pomério), e Rômulo, com raiva, teria ameaçado com estas palavras: ‘Assim, de agora em diante, morra quem escalar os meus muros’. Deste modo, Rômulo se apossou sozinho do poder e a cidade fundada tomou o nome do fundador." (Tito Lívio).

Então após matar o irmão, Rômulo funda a cidade de Roma, na região do Palantino, se tornando o primeiro rei de Roma.

Um detalhe interessante a respeito da fundação de Roma, é que toda está lenda foi inventada durante a republica para preencher a lacuna entre a guerra de Tróia (1182 a.c) e a fundação de Roma (753 a.c) verdade ou não, preencheu o período vago da história da fundação daquela que viria se tornar o maior império do mundo.

3 comentários:

  1. Preto, estou começando a aprender história viu??? Vou começar a entender com vc... Parabens!!! Conte comigo sempre...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado meu amor, fico feliz que esteja começando a aprender história e derrubando os velhos pré conceitos que muitos de nós criamos em nossas arduas jornadas de estudo que nem sempre são interessantes.

    Obrigado pelo seu apoio, tem sido fundamental.

    ResponderExcluir