Neste post vamos ver mais uma superstição que está profundamente arraigada em nossa cultura popular. Será que o mito é verdadeiro? e será que realmente afeta nossa vida.
COMO SURGIU
Como a maioria dos mitos,
este também tem origem na idade média. O mito de que passar embaixo da escada é porque na época, com as grandes fortalezas, a
única maneira de invadi-las era utilizando longas escadas, e um dos
artifícios utilizado para defender as fortificações era o óleo fervente, que era derramado sobre os invasores. Logo para quem
segurava ou passava por baixo da escada acabava sofrendo com o banho
de óleo fervente. Então passou-se a dizer que estar embaixo de uma escada trás má sorte.
COMO FOI DIFUNDIDO
O mito foi difundido porque foi associado ao fato de que sempre onde há uma escada existe uma obra, e claro, é uma área de queda de objetos, por tanto a superstição foi sempre difundida como regra de segurança.
Um outro aspecto do mito é que a escada está ligada a ascensão social, financeira ou profissional, por tanto quando alguém passa embaixo de uma escada alguém esta se afastando de quem está ascendendo, logo a pessoa está renunciando o progresso.
Em fim, passar embaixo de uma escada não vai tirar sua sorte, mas é bom dar uma conferida para ver se não existe nenhuma obra em andamento com risco de queda de objetos e nenhum despejo de óleo fervente.
Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM:
VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário