sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PASSAR EMBAIXO DE ESCADA TRÁS MÁ SORTE?




Neste post vamos ver mais uma superstição que está profundamente arraigada em nossa cultura popular. Será que o mito é verdadeiro? e será que realmente afeta nossa vida. 


COMO SURGIU

Como a maioria dos mitos, este também tem origem na idade média. O mito de que passar embaixo da escada é porque na época, com as grandes fortalezas, a única maneira de invadi-las era utilizando longas escadas, e um dos artifícios utilizado para defender as fortificações era o óleo fervente, que era derramado sobre os invasores. Logo para quem segurava ou passava por baixo da escada acabava sofrendo com o banho de óleo fervente. Então passou-se a dizer que estar embaixo de uma escada trás má sorte.


COMO FOI DIFUNDIDO

O mito foi difundido porque foi associado ao fato de que sempre onde há uma escada existe uma obra, e claro, é uma área de queda de objetos, por tanto a superstição foi sempre difundida como regra de segurança. 

Um outro aspecto do mito é que a escada está ligada a ascensão social, financeira ou profissional, por tanto quando alguém passa embaixo de uma escada alguém esta se afastando de quem está ascendendo, logo a pessoa está renunciando o progresso.

Em fim, passar embaixo de uma escada não vai tirar sua sorte, mas é bom dar uma conferida para ver se não existe nenhuma obra em andamento com risco de queda de objetos e nenhum despejo de óleo fervente. 

Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário