sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A LENDA DA MULA SEM CABEÇA! OU NÃO!




Neste post confira de onde surgiu essa lenda que faz parte do folclore brasileiro, e que todos nós, enquanto crianças ouvimos falar. Entada porque surgiu está lenda e porque se tornou popular, chegando até os dias de hoje.

COMO SURGIU

Aparentemente, a lenda teria surgido em Portugal, na idade média, e teria surgido a partir de um pecado cometido por uma mulher que supostamente manteve relações com um padre, desta forma ela teria sido punida sendo transformada nesta criatura bizarra. Condenada a correr pelos campos durante o entardecer das quintas-feiras ate o amanhecer da sextas-ferias.


Acredita-se que a lenda tenha sido difundida aqui no Brasil no período da colônia. E em cada região aqui, teria uma característica um pouco diferencia porem, a lenda é similar em todos. 



CARACTERÍSTICAS

Na maioria das vezes se retratava a mula como sendo de cor marrom ou mesmo preta, sem a cabeça, e jorrando fogo pelo pescoço. Possui também um freio de ferro. Sendo este a unica forma de transformar a mula em mulher novamente, libertando esta da maldição e a transformando numa pecadora arrependida. Quando for transformada de volta, a mulher estará nua, sua e com cheiro de enxofre


COMO FOI DIFUNDIDO

Acredita-se que a lenda tenha-se propagado para impor medo e respeito pelo figura do padre, tendo em vista que não era muito incomum que mulheres se apaixonassem pelo mesmo. e então a lenda caiu nos braços da cultura popular.


VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário