terça-feira, 31 de maio de 2011

O HORRO DA SEGUNDA GUERRA EM CENAS REAIS


Documentário francês sobre o maior conflito da história traz imagens de época inéditas que retratam o trágico impacto do embate na vida dos civis
por Graziella Beting

Divulgação
Quando a série Apocalipse foi ao ar na televisão francesa, em setembro de 2009, tornou-se um sucesso de público e crítica. Exibido em seis episódios, o documentário de Isabelle Clarke e Daniel Costelle foi montado exclusivamente com imagens de arquivo restauradas e passadas para alta definição. Selecionados dentre um total de 650 horas de filmes, esses registros vieram de 46 coleções diferentes, do mundo inteiro.

Mais da metade das imagens é inédita, e as cenas surpreendem por retratar a população civil durante o conflito. Muitas das sequências, originalmente em preto e branco, foram colorizadas – com exceção das referentes ao Holocausto.

Não há entrevistas ou gravações contemporâneas. O documentário é todo construído pela sucessão de cenas históricas. Inevitavelmente, o filme mostra a guerra do ponto de vista francês, com ênfase na movimentação de suas tropas, suas estratégias e alianças.

Os seis episódios saem agora no Brasil em uma caixa com três DVDs. O período abordado vai de 1933, quando Hitler se torna chanceler, até a fase final da guerra, de 1944 a 1945, com o desembarque dos Aliados na Itália e o ataque nuclear americano ao Japão. A própria imagem do apocalipse.
 
Apocalipse – Redescobrindo a Segunda Guerra Mundial (#Apocalypse – La Deuxième Guerre Mondiale#, França, 2009, 312 min). Direção: Isabelle Clarke. Distribuição: Log On.

 
FONTE: HISTÓRIA VIVA

VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:
LEIAM MAIS SOBRE A SEGUNDA GUERRA:
NOSSOS CONTATOS:
icone-RSS-icone-contato-icone-twitter34

Nenhum comentário:

Postar um comentário