Especialistas anunciam pesquisas no subsolo da cidade de Lumbini, no Nepal, suposto local de nascimento do ícone religioso
por Graziella Beting
Zona arqueológica em Lumbini, local de nacsimento do príncipe Sidarta
A cidade de Lumbini, aos pés do Himalaia, no Nepal, é um dos principais destinos de peregrinação budista. Foi ali que Sidarta Gautama, o Buda, teria nascido, em 623 a.C. Inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997, o local será escavado durante três anos.
O objetivo da missão é investigar a presença de vestígios arqueológicos e, a partir disso, reorganizar o local de visitação para evitar danos. Os pesquisadores presumem que, além dos monumentos em homenagem a Buda, podem existir outros, mais antigos, no local. A pesquisa deve buscar também novas evidências sobre a data de nascimento do Buda.
A missão arqueológica faz parte de um projeto maior de conservação e manutenção de Lumbini, que inclui, por exemplo, o restauro do pilar Ashoka, erguido pelo imperador indiano Ashoka (304-232 a.C.), em homenagem ao local de nascimento do Buda. Outro templo a ser recuperado é o Maya Devi, que leva o nome da mãe de Buda por ser o local onde ela se banhou antes de dar à luz. O projeto conta com o patrocínio do governo do Japão e da Unesco.
Graziella Beting é jornalista e tradutora
FONTE: HISTÓRIA VIVA
VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:
- O DOMINGO SEMPRE FOI DIA DE DESCANSO. FALSO
- TEMPLO MILENAR DETONA CONFLITO NA ÁSIA
- ARTEFATO MAIS ANTIGO DO MUNDO É EXPOSTO
- UM CASTELO MEDIEVAL DO SÉCULO XXI
- UM FONTE DE PESQUISA SEGURA NA INTERNET
ASSINEM NOSSO FEED ENTRE EM CONTATO ESTAMOS NO TWITTER
------------------- -------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário