sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MITOLOGIA GREGA - TÊMIS



Olá meus amigos, hoje tenho mais mitologia grega pra vocês, em breve teremos o próximo artigo que tratará dos Deuses, aguarde.

TÊMIS era a deusa grega  guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Diké.
TÊMIS empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e/ou uma cornucópia; mas não é representada segurando uma espada. Seu nome significa "aquela que é posta, colocada".
Filha de Urano e de Gaia, era, portanto, uma Titânide. Quando ainda criança, foi entregue por Gaia, aos cuidados de Nix, que acabara de gerar Nêmesis. O objetivo de Gaia, era proteger TÊMIS do enlouquecimento de Urano. Porém Nix estava cansada, pois gerara incessantemente seus filhos. Então Nix entrega sua filha Nêmesis, e a sobrinha TÊMIS aos cuidados de suas mais velhas filhas, as Deusas Moiras (Cloto, Laquésis e Atropo).
TÊMIS na mitologia grega é a deusa dos juramentos, mãe de Diké, deusa da justiça, a protetora dos oprimidos.
Foi a segunda esposa de Zeus, sentava-se ao lado de seu trono, pois era sua conselheira. Considerada, para a mitologia, a personificação da Ordem e do Direito divinos, ratificados pelo Costume e pela Lei.
A imagem de TÊMIS como conhecemos hoje, passou a ter a venda nos olhos por criação de artistas alemães do século XVI. Citada faixa simboliza imparcialidade, quer dizer que a TÊMIS, por ser a própria exteriorização da Justiça, não vê diferenças entre as partes em litígio. ou seja o famoso dito que conhecemos hoje que a “justiça é cega” representa o fato de que a justiça tem que ser imparcial, não pode favorecer a nenhuma das partes, antes da sentença.
Um forte abraço a todos
VEJAM MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:
MITOLOGIA GREGA – COMO SURGIRAM OS TITÃS
ASSINEM NOSSO FEEDicone-RSS
ENTRE EM CONTATOicone-contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário