quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FÊNIX - UM MITO GREGO?



Olá meus amigos, hoje vou falar sobre um dos mais conhecidos mitos da história a FÊNIX, todos nós já ouvimos falar da ave imortal que renasce das cinzas, então vamos ver um pouco mais.

A fênix ou fénix (em grego ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega  que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.
Para os gregos, a FÊNIX por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da FÊNIX com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
Existem equivalentes da FÊNIX  Para os Egípcios, e os Chineses, há até aqueles que dizem que a FÊNIX seria expirada na BENNU, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o Egito. Cumprido o ciclo de vida do BENNU, ele voava a Heliópolis, pousava sobre a pira do Deus Rá, ateava fogo em seu ninho e se deixava consumir pelas chamas, renascendo das cinzas. 
O Mito da FÊNIX está também no Cristianismo a FÊNIX renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo.
Mito ou não, a FÊNIX inspira muitos de nós a ter força de vontade e perseverança, pois muitas vezes parecemos estar vencidos por algum problema e tal qual a ave aqui citada, renascemos das cinzas e conseguimos vencer determinada dificuldade.
Um forte abraço a todos.

VEJAM MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:MITOLOGIA GREGA – COMO SURGIRAM OS TITÃS
ASSINEM NOSSO FEEDicone-RSS
ENTRE EM CONTATOicone-contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário