segunda-feira, 7 de junho de 2010

RESUMO 3 - GUERRAS PÚNICAS

Ola meus amigos amantes da História, tomem nota de mais um resumo 
para ajudá-los a se orientarem, e para facilitar a vida dos novos navegantes do blog, Há, aproveito em tempo para agradecer as quase 300 visitas. 
então vamos la. 





Neste artigo, vimos um breve resumo sobre Cartago e sobre as principais causas que levariam as duas repúblicas a guerra. 


Neste artigo, vimos como tive inicio a primeira guerra púnica, quais foram os resultados para ambas as nações envolvidas e como terminou o conflito. 



Neste artigo, vimos como estava a situação antes da guerra, como Cartago pretendia se recuperar das perdas da primeira guerra, como teve inicio o conflito. Como o grande general Aníbal, iniciou sua marcha, cruzou os Alpes e impingiu inúmeras derrotas sobre Roma, e como enfraqueceu o exercito romano. e também como misteriosamente, Aníbal não atacou a cidade de Roma. 



Neste artigo, vimos como a estratégia usada pelo ditador Fabio, visava atrasar e até mesmo obrigar Cartago a recuar, mas o senado não gostou dos métodos usados e vimos como após o fim do mandato ditatorial de Fábio, mudou completamente o rumo da guerra. Com os exércitos posicionados, Emilio Paulo e Varrão se preparavam para uma das maiores batalhas da história, Cannas ou Cannae. 



Neste artigo, vimos como tem inicio a batalha,  e como o general Aníbal posicionou seu exercito, prevendo as "erratas" do exercito romano. e como o desenrolar da batalha, como os romanos marcham para sua derradeira derrota, sem perceber que Aníbal, os preparará um incrível emboscada. Ao fim, vimos o impacto que isto causou em Roma, e como Aníbal mais uma vez hesitou em atacar a cidade de Roma. 


Aguardem o desfecho da segunda Guerra Púnica, quem irá vencer??? 

Um forte abraço

Um comentário:

  1. Ai amor, me atualizei de tudo no seu blog!! Cada vez mais você escreve claramente, nossa, muito bom viu?? 300 visitas já hein??? Parabens, estou do seu lado para tudo!!!

    ResponderExcluir