quinta-feira, 3 de junho de 2010

REPÚBLICA ROMANA - GUERRAS PÚNICAS - SEGUNDA GUERRA - CANNAS A DERROTA ROMANA




Ola meus amigos amantes da história, hoje trago-lhes a continuação da segunda guerra púnica, com a batalha de cannas, então sem mais delongas vamos ao que interessa. 

Frente a frente, os exércitos são posicionados, tal qual peças em um jogo. Os romanos fitam os Cartagineses, que por sua vez sentem se amedrontados pelo grande numero de soldados romanos. Não fossem suas inúmeras conquistas, e sua confiança plena em seu general, estes com certeza teriam fugido.

Os números pareciam dar total vantagem e certeza a Roma de que sairia vitoriosa, mas Aníbal tinha um estratégia que mudaria o curso da guerra e da história. 


A ESTRATÉGIA DE ANÍBAL. 

Por muito o general cartaginês, combateu os exércitos romanos, e estudou suas táticas estava certo de que os romanos atacariam o centro de seu exercito, afim de enfraquecer as hordas cartaginesas, desta forma ele dispôs suas forças formam uma linha convexa, não em linha reta como de costume. 

Varro por sua vez, acreditando que as derrotas passadas foram causadas pela pouca profundidade das legiões, dispôs as mesmas em uma única fileira mais comprida e menos larga que a tradicional formação romana em manípulos, com esta formação desejava empurrar as fileiras cartaginesas e desmoronar suas linhas. 

Na vanguarda o general Aníbal, colocou seus homens mais fracos, deixando para as retaguardas direitas e esquerdas de forma mais recuada, seus melhores soldados, afim de cercar totalmente o inimigo. Usando das mesmas posições laterais e atrás das linhas colocou a cavalaria cartaginesa no flanco direito e a cavalaria númida no esquerdo.  

As peças estavam postas, a ansiedade e tensão era grande do lado cartaginês e a confiança romana era exaltada por seus soldados, então os cornissens romanos, soam suas trombetas e as legiões marcham em direção as tropas Cartaginesas. 

Como um bloco único os romanos avançam, pressionando e empurrando as fileiras cartaginesas para trás tornando a linha cartaginesa ainda mais convexa  e obrigando os romanos a lutar desta forma.


A cavalaria cartaginesa na esquerda derrotou a cavalaria romana da direita que fugiu e passando por detrás das linhas romanos, encobertas pela enorme poeira levantada pelo gigantesco exercito, atacou a cavalaria romana da esquerda que enfrentava a cavalaria númida, e logo a cavalaria romana estava completamente derrotada. 

Aníbal então ordem as suas forças laterais que flanqueiem o inimigo cortando assim as saídas laterais romanas, e logo a sua cavalaria ataca a retaguarda romana, o exercito estava totalmente cercado agora.


Dentro das linhas romanas, o tribuno Gnacus Lentulus, girou em busca de qual soldado iria revezar com ele como de costume no exercito romano, então avistou os enormes escudos se aproximando, mas ao olhar com mais atenção, notou que não se tratava das legiões, e sim dos soldados cartagineses fazendo uso das armas usadas por Roma na batalha de Trasímeno, nesta hora, toda a legião ja estava condenada era apenas uma questão de tempo ate a derrota total. Muitos tentaram lutar, outros desistiram e se mataram, vários não conseguiram sacar suas armas, então, a elite do exercito sucumbiu, o massacre foi total, o maior exercito já reunido, fora completamente dizimado.

Foram cerca de nove horas de combates, o general Varrão, atônito, com o que vira, voltaria a Roma, com o relato da mais terrível derrota ja enfrentada pelos Romanos e com os números assustadores com mais de 30 oficiais superiores e nada mais que 60 mil soldados mortos, 10 mil homens prisioneiros, e o cônsul Paulo Emilio, também estava entre os mortos. 

Veja o vídeo da batalha ilustrada do escribacafé.



DAS CONSEQUENCIAS PARA ROMA. 

A derrota, trouxe pânico a Roma, inicia-se uma fase de incertezas por toda a parte, seria Roma tão poderosa como se supunha?. 

O que se viu a seguir foi pânico generalizado, mulheres doaram jóias ao estado, limparam o chão dos templos com seus cabelo. para defesa das muralhas foram aceitas crianças de 13 a 14 anos, escravos também foram aceitos visando promessa de liberdade, e por ordem do senado vários sacrifícios foram cometidos aos deuses. 

Grande parte deste pânico se devia ao fato de que não existia nenhuma legião inteira que pudesse defender a cidade, pois um quinto dos homens em idade e condição de servir ao exército tinha morrido.


DAS CONSEQUENCIAS PARA CARTAGO.

A enorme vitória de Aníbal, trouxe aliados a Cartago, a Sicilia e a macedônia aliaram-se a Cartago, e varias tribos na península Itálica. Mas as esperanças de Aníbal, são vãs, pois as cidades do Lácio Etrúria, do Lácio e da Úmbria, permanecem fiéis a Roma, que por sua vez entregou suas tropas restantes ao cônsul Cláudio Marcelo e voltou, na medida do possível, a estratégia de desgaste e guerrilha pensada por Quinto Fábio.

Neste momento, Aníbal não se move diretamente a Roma, para atacar e por fim a guerra, esta decisão, não é bem compreendida pelos historiadores, que atribuíram o fato a Aníbal, talvez não possuir armas de cerco. está decisão de Aníbal é conhecida pela frase do seu general Maharbal "Sabes como vencer, mas não sabes como fazer uso de tuas vitórias".


INDICAÇÕES E RECOMENDAÇÕES SOBRE O ASSUNTO:

Recomendo o documentário da BBC chamado HANNIBAL, onde é mostrado 
toda a estratégia e ação desta batalha.

Também, recomendo o site http://www.escribacafé.com onde vocês podem baixar podcast´s sobre Roma inclusive o citado no vídeo acima.

No próximo post, veremos o desfecho da segunda guerra púnica. 
um forte abraço a todos.




LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário