quarta-feira, 29 de abril de 2015

TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE KABBALAH


Nos dias de hoje é muito comum falar-se de temas místicos/religiosos como a Kabbalah ou Cabala. Sempre vemos por ai livros, cursos, videos e mais videos falando sobre o assunto. Mas afinal o que é a Kabbalah? Qual o seu significado? E como pode afetar a nossas vidas? Neste post tento responder tudo que você sempre quis saber sobre Kabbalah mas não encontra facilmente a resposta. 


O QUE É A KABBALAH

A palavra Cabala (Kabbalah) quer dizer tradição. Sua origem é muito mais antiga que se pode imaginar. A tradição também é cercada por mitos e lendas que apenas confundem a cabeça das pessoas.

É também um sistema de conhecimentos "místicos" sobre a natureza da vida. 

Baseado no que é chamado de Árvore da Vida, onde estudiosos acreditam que é possível compreender e resolver qualquer problema. Encontrando respostas para questões como De onde viemos? O que estamos fazendo aqui? Quem somos nós? E para onde vamos?. 

Para isto basta ao "iniciado" conhecer adequadamente cada um dos aspectos da árvore da vida, e assim poderá analisar qualquer coisa perante esta perspectiva. 

Dentre os cabalistas mais famosos está o rei Salomão. Em seu tempo a Cabala já existia e era bem conhecida. Mas foi Salomão o responsável por organiza-la de forma adequada possibilitando o melhor entendimento. 

O sistema organizado por ele é o que conhecemos hoje em dia. Salomão ainda teria utilizado o saber cabalístico para erguer o famoso templo de Jerusalém. 

A palavra Kabbalah, também significa "aquele que recebe" ou "receber". 

Por tanto a Cabala é um "corpo de conhecimento" dos mistérios universais, onde estariam as chaves para compreensão das grandes questões da vida. Compreensão da natureza do mundo. Também a chave para evolução espiritual da humanidade. 

COMO SURGIU A KABBALAH

A história atribui a descoberta da Kabbalah ao povo hebreu. Porém o sistema ficou conhecido pela tradição judaica. Mas na verdade seria muito mais antiga do que se imagina. 

Os primeiros usos aponto para o Antigo Egito, onde os iniciados que frequentavam as escolas de mistérios recebiam este e outros ensinamentos. Tais como Alquimia. Magia. Numerologia. Astrologia. Ensinamentos estes que alguns acreditam ser anteriores até mesmo ao Antigo Egito. 

Tudo teria ocorrido no período em que hebreus eram prisioneiros do Egito. Ali teriam entrado pela primeira vez em contato com o sistema cabalístico, aprendendo tudo o que podiam a respeito. Depois adaptaram a língua hebraica e associaram a cabala com a sua religião. 

A verdade é que sua origem perde-se no tempo e não é possível determinar de maneira exata quando surgiu. Também está envolvida em muitos mitos e lendas. E muitas civilizações parecem ter tido contato com o sistema ou com seus semelhantes. 

Há quem diga ainda que a Kabbalah foi ensinada ao ser humano pelos "anjos caídos" e por tanto seria uma ciência maldita. Mas nada disto fica evidente ao estudar a história dos povos que herdaram a tradição. E estudiosos acreditam que este tipo de afirmação faz parte dos mitos e lendas associados a tradição. 

Após a destruição do templo de Salomão, os hebreus tornaram-se prisioneiros dos babilônios. Não fosse a fé e persistência daquele povo a tradição teria sido destruída. 

Naquela época os ensinamentos passaram então a serem transmitidos oralmente e somente para aqueles que se mostravam capazes e eram merecedores para receber este saber.

Outras correntes acreditam que foi Moisés teria recebido, além das tábuas dos dez mandamentos, os conhecimentos referente a Kabbalah. Existe ainda uma outra versão que afirma que Moisés teria subido ao céu e que além de receber a Torá, os anjos lhe entregaram a cabala como chave para decifrar os ensinamentos aquele "livro" continha. 

A ÁRVORE DA VIDA


A árvore da vida é a representação gráfica dos ensinamentos cabalísticos. Nela estão contidas as dez Sephiroth ou emanações divinas. Cada uma com sua respectiva função e com sua própria natureza.

As Sephiroth estão localizadas em três colunas ou pilares. A da direita positiva, a da esquerda negativa e a coluna central considerada como a do equilíbrio. 

Entre cada sephirah existem as conexões ou caminhos que unem todas as dez sephiroth formando o esquema conhecido como Árvore da Vida. Cada caminho representado por uma letra do alfabeto hebraico. 

Pilar da Direita: Chokhma, Chessed, Netzach;
Pilar da Esquerda: Binah, Geburach, Hod;
Pilar Central: Kether, Daat (Sephirah Oculta), Tiphereth, Malkut;

Os pilares também são conhecidos como Jachin, o pilar da direita ou da misericórdia. Boaz ou pilar da esquerda ou da severidade. E são uma referencia as colunas que ficavam a frente do templo do rei Salomão. 

Os cabalistas afirmam que a Árvore da Vida pode ser utilizada para representar qualquer coisa. E qualquer situação seja material ou espiritual pode ser solucionada com o esquema da árvore. 

Também que cada ser, cada coisa tem a sua respectiva árvore. Existindo a da humanidade, do universo, da criação etc. E que todas as diferentes árvores estão interligadas através de várias Sephiroth gerando a Árvore Universal. Resultado da união de todas as coisas existentes. 

Ainda estão representados os quatro mundos segundo a Kabbalah: 

1. Atziluth – O Mundo Arquetípico, ou Mundo das Emanações; Mundo Divino; 
2. Briah – O Mundo da Criação, também chamado Khorsia, o Mundo dos Tronos; 
3. Yetzirah – O Mundo da Formação e dos Anjos; 
4. Assiah – O Mundo da Ação; o Mundo da Matéria.

O QUE A KABBALAH PODE FAZER POR VOCÊ

Desde trazer respostas as grandes questões da humanidade, De onde Viemos. Para onde Vamos. O que estamos fazendo aqui. Existe um deus. O que é a realidade. Qual o sentido da vida. 

Até respostas para as questões individuais mais básicas como, felicidade. Prosperidade. Trabalho. Finanças. ESPIRITUALIDADE. Evolução e muitos outros que nos assolam diariamente. 

É sabido que um verdadeiro cabalista consegue encontrar soluções para os mais diversos problemas a partir do estudo e analise do esquema da Árvore da Vida.

É um estudo que requer dedicação e tempo para que aos poucos a pessoa vai compreendendo melhor cada uma das sephira. Cada um dos caminhos e compreender como aplicamos a causa desejada. 

Além de uma expansão da consciência que cada uma das reflexões e da meditação pode trazer. A pessoa que detém os conhecimentos milenares preservados pela tradição, certamente verá o mundo com outros olhos. E será capaz de transformar a própria vida. Mas não se pode esquecer que para isso é necessário o devido estudo e dedicação adequada. 

Com o intuito de que as pessoas possam de fato vir a ter uma vida mais equilibrada é que estes conhecimentos, outrora secretos passaram ao domínio do grande público. 

Antes sua transmissão dava-se de geração em geração, somente para aqueles que eram os escolhidos. Somente alguns privilegiados é que teriam direito a acessar a fonte de conhecimentos de grandes mistérios, preservada pela Kabbalah. 


A KABBALAH É MALDITA? 

Não, como todo sistema a Cabala é apenas um "corpo de conhecimento" a disposição do estudante para que possa compreender o universo, como já dissemos. 

Nenhum conhecimento em si corresponde a polaridade do bem ou do mal. Será o uso que o estudante dará para ele é que vai determinar em que lado dos polos estará. 

Além do mais, como também já disse anteriormente foi um sistema que sofreu muito com mitos e lendas. Dentre elas quando as pessoas passaram a dizer que a cabala foi dada ao homem pelos anjos caídos. 

Mas mesmo que essa fosse a origem ainda sim dependerá do uso e depende principalmente de como as pessoas encaram as coisas. Se estudar a Kabbalah pensando que é ela é má. Com certeza ela será. 

Devemos lembrar também que somente tememos aquilo que não entendemos. Por tanto se ainda pensa que este sistema representa algum tipo de ameaça, talvez uma boa forma de superar isso e até abrir a mente. Seria estudar a Cabala mesmo que seja para constatar se é má ou não, antes de repetir ideias que foram erroneamente propagadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espero ter ajudado com estas informações. A Kabbalah é um dos sistemas mais interessantes que existe para ser aprendido. 

O ganho que o estudante terá será muito grande, a partir do momento que esse sistema é a chave para compreensão de tudo como afirmam os cabalistas. E também será capaz de resolver qualquer problema, material ou espiritual.

Além disso a Cabala já existe a muitos milênios, e é muito mais antiga do que se imagina. Seria até mesmo anterior ao antigo Egito. E se perdura até hoje é porque o sistema é eficiente e foi adequadamente protegido. 

Existe muita leitura sobre o tema. Na internet encontra-se cursos e mais cursos. Até sites que ensinam o sistema. Mas é preciso muito cuidado pois nem todos ensinam adequadamente e podem prejudicar o estudante quando as "chaves" corretas não são ensinadas. 

Vale antes de investirem tempo e dinheiro, procurem referencias sobre. Vejam se já existem pessoas que realmente fizeram e avaliariam positivamente o curso.


Bibliografia

  • Curso de Qabala, Anderson Rosa. 
  • Voz da Cabala, Michael Laitman.
  • Cabala Mística, Dion Fortune. 
  • Monografias escritas por José Laércio do Egito. 

LEIA MAIS POST SIMILARES



Nenhum comentário:

Postar um comentário