quarta-feira, 19 de maio de 2010

REPÚBLICA ROMANA - GUERRAS PÚNICAS - PRIMEIRA GUERRA


Ola meus amigos amantes da historia, hoje continuidade aos artigos sobre as guerras púnicas, e como elas tiveram inicio, suas conseqüências e seus resultados, então vamos la afinal estou ansioso pra contar-lhes.



A república Cartaginesa antes da Primeira Guerra


A PRIMEIRA GUERRA PÚNICA, o Conflito durou 23 anos, sendo iniciado em 264 a.c. e com seu fim em  241 a.c.
Como vimos no artigo anterior (veja mais aqui) as rivalidades entre Roma e Cartago, tiveram inicio quando os Romanos, controlaram a Magna Grécia, entrando em rivalidade com Cartago referente ao comercio do Mediterrâneo. 


Bem, Em 279 a.C., Romanos e Cartagineses assinam um acordo comercial que tinha a cidade de Messina como delimitar político / comercial entre as duas civilizações. Importante falar que Messina ficava bem no estreito que ligava a Sicilia a Itália. 


As primeiras batalhas ocorreram inicialmente na Sicília , e os Cartagineses obtiveram vantagens pois possuíam a maior marinha da época. Então os Romanos com a ajuda dos gregos, construíram uma grande frota - e desenvolveram um recurso inovador,  em suas embarcações, construíram pontes que, durante as batalhas, levavam os soldados até a embarcação inimiga. Assim, os romanos, sem ter habilidades nas guerras marítimas, travaram combates corpo a corpo em pleno mar. 


Cartago sofreu, varias derrotas no litoral da Sicilia, e foram obrigados a recuar para a parte leste da ilha. Em 256 a.c. Os Romanos desembarcam na áfrica do sul, era a primeira vez que Roma ia a guerra fora da Itália. 


Roma seguia sua marcha pela África, devastando grande parte do território Cartaginês, mas ao chegar as portas da cidade de Cartago, foram surpreendidos por um enorme exército de mercenários, o que os fez recuar e abandonar o continente, concentrando - se assim nas batalhas da Sicilia. 


Entre 249 a.c. a 241 a.c. Amilcar lidera os Cartagineses, causando varias derrotas aos romanos, mas em 241 a.C, Lutácio Catulo, general romano, conseguiu impor sérias derrotas aos cartagineses.


Em 241 a.c. Roma e Cartago assinam o tratado de paz, entre os termos constavam que os cartagineses concordaram em pagar um tributo de 3.200 talentos (moeda da época) em dez anos, abandonar todas as suas possessões na Sicília, entregar todos os prisioneiros de guerra e destruir grande parte de sua frota.




OS RESULTADOS




CARTAGO


Líbios e Numidas, soldados mercenários, se revoltaram pois não recebiam seus salários prometidos após a guerra. Amilca pós fim a rebelião. Massacrando todos. 


Amilca então é encarregado de ampliar os territórios Cartagineses na península hispânica. 




ROMA 


Após as batalhas, Roma, passa a sofrer varias mudanças, como sua legislação 
começando a voltar suas atenções para o partido popular, e para os comerciantes. A Sicília então se tornou a primeira província romana, seguida pela Sardenha e pela Córsega. Sua política externa, tornou-se mais agressiva para a expansão comercial e difusão de sua influencia sobre o Mar Mediterrâneo. 


Este foi o fim do primeiro conflito entre Cartago e Roma, logo veremos os outros artigos contendo as outras duas guerras. 






Ate Breve
Um forte abraço. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário