terça-feira, 11 de maio de 2010

REPÚBLICA ROMANA - CONSOLIDAÇÃO DE ROMA NA PENÍSULA ITALICA

Ola mais uma vez meus amigos amantes da história, hoje continuamos avançando junto a expansão territorial de Roma, vamos ver como Roma consolidou seu poder na península itálica antes de navegar para terras mais distantes. Confiram!



Mapa mostrando as divisões existentes na península.



Durante o período de 327 a.c. a 290 a.c. Roma entrou em guerra por três vezes com o povo Samnita, buscando a conquista da região fértil da Campânia as mesmas que Roma havia acordado com este povo que seriam deles. (Leia mais sobre as Guerras Latinas aqui)
Na terceira batalha os romanos enfrentaram uma coligação de samnitas, galos, etruscos e latinos, tendo vencido os mesmos. Como conseqüência, e vendo sua eminente destruição muitos dos Samnitas se aliaram a Roma.


Mapa mostrando o crescimento do poder de Roma


A partir da expulsão da guarnição samnita, da cidade grega de Neapolis (atual Nápoles) Roma fez contato formal com a região conhecida como Magna Grécia.


Mapa das cidades conhecidas como Magna Grecia

Roma controlou o norte da Etrúria, compreendendo a região da Itália central e parte da Itália setentrional.

A supremacia de Roma, crescia tanto, que quando começou a dominar a região sul da península, varias cidades gregas como Neapolis (atual Nápolis), se aliaram a Roma, mas outras como Tarento (atual Taranto), declaram guerra.

A estrategia usada para conquistar esta região, foi a de atacar Tarento (atual Taranto), pois era a cidade mais prospera em comercio e industria da região. Vendo sua eminite derrota,
Tarento recorre a Pirro, rei de Epíro para que venha em seu auxilio.

Em 280 a.c. Pirro desembarca na península itálica com 25.000 homens e 20 elefantes de guerra. Desta forma, Roma começa a sofrer enormes baixas, pois os exércitos romanos, jamais haviam combatido elefantes de guerras. As legiões eram terrivelmente esmagas pelas armas vivas de Pirro e Roma, começou a temer a derrota.

Mapa mostrando a rota percorrida por Pirro

Então os romanos, descobriram que os elefantes fugiam de javalis, então as tropas romanas passaram a levar javalis para as batalhas e soltava-os, o resultado foi desastroso para as forças de Pirro, seus homens estava morrendo pisoteados pelos próprios elefantes, mas ainda sim Pirro conseguia vencer as legiões romanas. Após perder quase todos os seus soldados, e derrotado as legiões, Pirro exclamou a seguinte frase "Uma vitória mais como esta e fico sem soldados" dando origem  a expressão: "Vitória de Pirro" (para designar uma batalha em que o vencedor sai quase tão esgotado quanto o vencido).

Mais tarde em 272 a.c. Roma se reorganiza, e derrota definitivamente Pirro, consolidando assim seu poder na península itálica.


Espero que tenham apreciado tanto quanto eu este artigo.
até o proximo.
Um Forte Abraço






Nenhum comentário:

Postar um comentário