quinta-feira, 6 de maio de 2010

REPÚBLICA ROMANA- GUERRAS LATINAS

Ola meus amigos amantes da historia da humanidade, hoje trago até vocês, mais república romana, com as guerras latinas, sim, vamos ver como Roma iniciou sua expansão territorial.
Confiram.




Com o crescente desejo de expandir suas fronteiras, Roma, inicia em 498 a.c. na recém formada república romana, as guerras latinas, que  foram uma serie de conflitos armados contra os povos da península itálica, como os povos do Lácio (Latinos e Fálicos) que se opuseram a Roma, pois está tinha o desejo de subjugá-los. 




Veja no mapa os povos latinos, etruscos e samnitas e suas respectivas cidades
antes da tomada de Roma.



A PRIMEIRA GUERRA LATINA:


Como dito anteriormente tem inicio em 498 a.c. e termina em 493 a.c.!
Após vencer os etruscos, Roma tenta consolidar seu poder no Lácio, enfrentando a liga latina, que era formada por 30 povos latinos.
A liga fora liderada pela cidade de Tusculum, a mesma a dar abrigo a Tarquínio, o Soberbo, o ultimo rei de Roma (lei mais sobre reinado aqui). A batalha decisiva aconteceu nas proximidades do lago Regilio, onde a cavalaria patrícia romana,
derrotou a liga latina. Desta forma, a guerra terminará como Roma se erguendo como a principal potencia do Lácio, mas reconhecendo as cidades latinas que tinham que prestar obrigações a Roma, como por exemplo
servir militarmente.


A SEGUNDA GUERRA LATINA:

Iniciada algum tempo depois em 340 a.c. e 338 a.c. as cidades latinas, preocupadas com a política de expansão de Roma, tentam enviar um embaixador ao senado, com o objetivo de propor a criação de uma nova república, em paridade entre Roma e o Lácio, alem de desejar a presença de representantes latinos no senado romano. Então tem inicio a segunda guerra latina com a recusa da proposta por Roma.

Após a derrota dos samnitas, Roma, faz aliança com os mesmos afim de subjugar a liga latina.

As tropas latinas, avançam em direção ao Sâmnio, enquanto as tropas romanas marcham ruma ao país dos volscos,  afim de subjugá-los e onde repartiriam as terras com os aliados samnitas. A liga latina é derrotada na batalha do Vesúvio, próximo ao monte homônimo (339 a.c.). Nesta época os cônsules eram Publius Decius Mus e Manilus Imperiosus.

Mas a batalha decisiva ficou conhecida como a batalha de Trifano (338 a.c.), onde os latinos evacuaram a Campânia e forma cercados pelos romanos no Lácio. a liga latina foi dissolvida pela vitória romana nesta batalha, comandada por Manilo, suas cidades forma entregues a república, algumas reconhecidas com cidadania romana como era o caso de Lanuvium e Aricia, outras como Ostia, Anzio e Terracina tornaram-se colonias de Roma.

Roma agora dominava a peninsúla itálica.


Meus amigos, sigo meu caminho, e em breve voltarei com mais artigos sobre Roma.
abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário