sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SUPERSTIÇÕES - O NÚMERO 13



Neste post vamos ver a origem sobre o numero 13, se ele trás azar ou sorte, também a ligação com um outro mito, o da sexta-feira 13.

"tem treze letras". Zagalo



O MITO RECENTEMENTE 
A superstição tem origem no luxuoso Hotel Savoy em Londres, famoso pela sua culinária e também por uma pessoa curiosa, uma estatua de um gato preto de 90cm. 

Conta-se que no ano de 1898, um empresário inglês chamado Woolf Joel, promoveu um jantar, e teria 14 convidados, porem um de seus convidados não pode comparecer, e cancelou sua presença no ultimo minuto. O empresário, ignorou os mitos com relação a ter somente 13 pessoas a mesa, e deu segmento a seu jantar. 3 semanas depois, Woolf viajou para Africa do Sul, e foi morto a tiros. Desde então o hotel Savoy, não permite que grupos com 13 pessoas realizassem refeições, incluindo a mesa um funcionário para completar 14 pessoas a mesa. Porém em 1920 o hotel encomendou uma linda estatua de um gato preto chamado Kaspar, desde então o gato vem sendo utilizado para compor a mesa.

NA MITOLOGIA NÓRDICA
Encontramos esta superstição também, na mitologia nórdica, onde Odin, deus de Asgard, ofereceu a seus convidados, um banquete no Valhalla (uma espécie de paraíso nórdico), para o banquete Odin, havia convidado 12 deuses, e acabou deixando de fora Loki. Loki enfurecido foi até o banquete e estava tentando participar de todas as formas, isto traria um total de 13 pessoas a mesa, o que já era tido como impróprio e sinal de mal sorte. O que aconteceu foi que Hoder, irmão cedo de Balder, influenciado por Loki, disparou uma flecha contra seu irmão, e assim o matou.

NA MITOLOGIA CRISTÃ
O mito também esteve presente no cristianismo, a santa ceia, tinha 13 membros presentes, os 12 apóstolos e o próprio Jesus. o desfecho todos já sabem, o cristo foi crucificado em uma sexta feira. Dai vem também a origem de se dizer que a sexta-feira 13 é um dia de azar.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Recentemente o numero 13 não tem sido associado a numero de convidados em um jantar ou coisa assim, mas sempre a sorte ou azar, como o ex-técnico da seleção brasileira, que acredita que o numero 13 trás sorte, e por ai vai.

O fato é que como toda boa superstição, neste caso também não existem evidencias científicas do porque disto, ou se realmente ocorre, fato é que as superstições continuam se mantendo bem longe da razão, e por isso proliferam ainda na cultura popular.


BIBLIOGRAFIA:
  • Wiseman, Richard, Esquisitologia, Editora Best Seller, ISBN  9788576842224
  • A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, Editora Artes e Ofícios. ISBN 85-7421-103-6 
Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: