quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 1940 - A OFENSIVA CONTRA A FRANÇA - PART 2




Neste post vou dar continuidade a história sobre a ofensiva alemã contra os franceses, não deixe de ler o post anterior para melhor entender a situação mundial no inicio dos anos de 1940. 



A WEHRMACHT AVANÇA
Seguindo com os planos, os alemães invadem a Bélgica, e lançam seus melhores paraquedistas contra o território belga. Tudo em nome da estratégia do Führer, enquanto a verdadeira força avança pela floresta de Ardenês. 

Ao saltar sobre a Bélgica o objetivo das forças de paraquedistas, era tomar o forte Eben Emael, no canal Ober, está fortaleza é considerada a peça central das defesas belga. Com ajuda de uma carga de explosivos, os nazistas colocam o forte abaixo, e aquilo seria uma das imagens utilizadas para promover a maquina de guerra alemã como invencível, como o maior poder do mundo. 

O Ataque aéreo, é iniciado, os bombardeiros alemães, destroem estradas, pistas de pouso, refinaria de petróleo entre outros, o objetivo é enfraquecer toda a Bélgica. Depois do ataque, muitos civis deixam o país em direção a França, onde já começam a enfrentar problemas com super lotação de refugiados. 

Neste intervalo, mais precisamente no dia 10 de maio de 1940, um nome que mudaria todo o curso da guerra, entra em cena, Winston Churchill, assume o cargo de primeiro-ministro britânico. (voltaremos obviamente a falar de Churchill).

CORTE DE FOICE
03 dias depois, os alemães estão na França, após abrirem caminho pela densa floresta de Ardenês. e a situação se complica para o lado francês. E ao final do dia 13 de maio, os alemães tomam a cidade de Sedan, nas bordas da floresta, o maior problema dos alemães era cruzar o rio Meuse ou Mosa, mas naquela própria noite eles resolveram isto, e construíram uma ponte móvel. cruzando primeiro os tanques e depois as tropas, com direito a proteção aérea. 

O primeiro ministro francese Paul Reynaud, ligou para W. Churchill, em desespero, pois não sabia mais o que fazer para conter o avanço nazista, até então as noticias que chegavam era que o general Gamelin havia cometido suicidou, mas não foi o caso. O general morreu mais tarde depois da guerra em abril de 1958.

O comando francês percebe a estrategia alemã de seguir em direção ao mar, isso deixara franceses e britânicos totalmente cercados! É ordenado um ataque de outra frente para tentar conter a estratégia  de ataque alemão. 

No dia 17 de maio a frança lança seu ataque com tanques, comandado por de Gaulle. Os tanques franceses são mais numerosos e de melhor qualidade que os tanques alemães, mas estes se tornam presas fáceis para os estucas, aviões bombardeiros de profundidade que atingem com precisão os alvos. A pergunta que paira no ar para os franceses é porque a força aéreo está deixando desguarnecido aquele destacamento. E a resposta é simples, a luftwaffe supera a força aérea francesa, alguns alemães são abatidos mas nada que pudesse deter suas forças. Os franceses fazem o melhor que podem mas estavam em grande desvantagem, não sabem ao certo o que fazer para deter a maquina de guerra alemã.

Os nazistas agora avançam com toda força sobre o território francês, estes se opõem com tudo que tem, porem a estrategia de Hitler chamada de " corte de foice" ( acredito que tenha recebido esse nome pelo desenho que se podia fazer no mapa) funciona perfeitamente. Agora os exércitos belga, francês e britânicos estão encurralados no junto ao canal britânico. O resultado disto foi que os belgas assinam a rendição, os britânicos recuam e isso leva ao colapso as forças aliadas.

No próximo post teremos o desfecho com a rendição francesa. aguardem, e até lá.



BIBLIOGRAFIA: 
  •  Documentário Apocalipse - Redescobrindo a Segunda Guerra Mundial (#Apocalypse – La Deuxième Guerre Mondiale#, França, 2009, 312 min). Direção: Isabelle Clarke. Distribuição: Log On.
  • Nomes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_guerra_mundial
* Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens