segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PESTE SE PROPAGOU PELO MUNDO HÁ 2.000 ANOS A PARTIR DA ÁSIA


PARIS, 1 Nov 2010 (AFP) -A peste se propagou pelo mundo há mais de 2.000 anos a partir da Ásia, segundo uma equipe internacional que conseguiu fazer a reconstituição das sucessivas ondas epidêmicas através da história e cujo estudo foi publicado no site da Nature Genetics.

As informações recolhidas a partir de cepas bacterianas e de uma coleção única de quase de 300 cepas permitiram aos cientistas reconstituir a origem geográfico da doença, sua idade e dispersão em sucessivas ondas epidêmicas.

A peste é letal quando não é tratada. O agente infeccioso é uma bactéria, a Yersinia pestit, cujo reservatório natural é essencialmente composto de roedores. A transmissão acontece por meio de picadas de pulgas.

Segundo o Museu Nacional de História Natural/CNRS da França (MNHN), co-signatário do artigo (Thierry Wirth e Raphaël Leblois), os resultados significam que a peste surgiu na China há mais de 2.600 anos.

A partir desta região se expandiu em seguida para a Europa Ocidental através da rota da seda (iniciada há mais de 600 anos), para a África (sem dúvida importada no continente pelo navegador Zheng He no século XV) e mais tarde para a América do Norte e Madagascar, no fim do século XIX.

Os dados moleculares permitiram reconstituir com uma precisão surpreendente a chegada da peste aos Estados Unidos via China e Havaí e a propagação do germe a partir dos portos de São Francisco e Los Angeles para o interior do território americano. Os trabalhos demonstraram sobretudo que o conjunto das sucessivas ondas epidêmicas partiu da Ásia Central e da China.

Entre 1347 e 1351, a peste negra, que se expandiu através da Ásia, Europa e África, pode ter reduzido a população mundial de 450 a 350 milhões de pessoas, segundo o University College Cork (Irlanda).
Alemanha, China, Grã-Bretanha, Madagascar e Estados Unidos também participaram nas pesquisas.

FONTE: UOL NÓTICIAS


VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:
LUTA ENTRE IMPRENSA E GOVERNO É ANTIGA
TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO SEMPRE FOI NOSSO
ENTREVISTA DOS PRESIDENCIAVEIS
O “ESPIRITO” ELEITORAL NO BRASIL

ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTER
  icone-RSS               icone-contato               icone-twitter34

Nenhum comentário:

Postar um comentário