quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ARQUITETURA ROMANA – CLOACA MÁXIMA


Olá, queridos amigos, hoje vou falar um pouco mais sobre arquitetura de Roma, e o tema escolhido de hoje foi a CLOACA MÁXIMA, então vamos conferir.

A Cloaca Máxima (em latim Cloaca Maxima, italiano Cloaca Massima) é uma das mais antigas redes de esgotos do mundo. Foi construída na antiga Roma nos finais do século VI a.C. pelos últimos reis de Roma, iniciada por Tarquínio Prisco e concluída Tarquínio, o Soberbo, que usufruíram da experiência desenvolvida pela engenharia etrusca para drenar as águas residuais e o lixo de uma das populosas cidades do mundo, Roma, para o rio Tibre, que atravessa a cidade, em direção ao Mar Tirreno, a alguns quilómetros a Oeste.

Há entretanto, descrições de outros autores, que não Tito Lívio, a respeito da cloaca ser um “esgoto a céu aberto”, no original, que recolhia os resíduos das colinas e drenando também a planície do fórum romano, este canal escavado abaixo do nível do solo, teria sido progressivamente coberto, devido a demanda e avanço da cidade.

A Cloaca Máxima foi mantida em bom estado durante toda a idade imperial. Há notícia, por exemplo, de uma inspeção e trabalhos de manutenção sob a alçada de Marco Vipsânio Agripa, a 33 a.C.. Os traços arqueológicos  revelam intervenções em épocas distintas, com diversos materiais e técnicas de construção. O seu funcionamento prosseguiu durante bastante tempo após a queda do Império Romano.

 

O SIGNIFICADO NO DICIONARIO

cloaca (clo-a-ca)
s. f.
Cano ou cova destinada a receber as dejeções.

Um Forte Abraço a todos.

 

VEJAM MAIS SOBRE ARQUITETURA ROMANA:

ARQUITETURA ROMANA - TERMAS (BANHO ROMANO)
ARQUITETURA ROMANA - CIRCUS MAXIMUS 
ARQUITETURA ROMANA - A VIA ÁPIA 
ARQUITETURA ROMANA - O AQUA APPIA

TAMBÉM PODERA SE INTERESSAR POR:
FUNDAÇÃO PARTE 1 - RELATO HISTORICO

ASSINEM NOSSO FEED

icone-RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário