quarta-feira, 14 de março de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - MJÖLLNIR, O MARTELO DE THOR



Neste post vou falar sobre o conhecido MJÖLLNIR, o martelo do deus THOR. vamos ver um pouco sua história, como surgiu e como se tornou o artefato mais querido do deus.

Mjöllnir (em português: aquilo que esmaga) era o poderoso martelo do deus Thor, de incrivel poder, esmagaria tudo que fosse utilizado contra, dizia-se que podia partir uma montanha ao meio. Ele é considerado uma das mais terríveis armas da mitologia nórdica, e os trovões também eram atribuidos ao uso do martelo. 

Outra caracteristica interessante é que Mjöllnir era tão pesado que somente Thor poderia impunha-lo, pois era necessária tamanha força para utiliza-lo e mesmo assim o deus so o fazia utilizando o cinto Megingjard consigo. 

Os nórdicos o consideravam também um simobolo de força e boa sorte, de tal forma que sempre carregavam um consigo sempre. 

COMO FOI FORJADO
Thor e Loki marcaram de irem juntos para o Alfheim afim de encontrar alguma aventura. Porém Loki estava atrasado e Thor não teve paciência de espera-lo. Loki ao chegar ainda pode ver Thor se distanciando, e ficou furioso. Foi então até o palácio dele e lá encontrou a esposa dele dormindo pesadamente, pegou uma tesoura e cortou seus cabelos loiros. Quando se deu conta sai correndo pela janela, mas deixou cair um par de seu calçado. Logo que Sif acordou se deparou com a cena e levou um susto. Quando Thor chegou e sua esposa contou o que havia acontecido ele se encheu de fúria, e acabou encontrando o calçado de Loki. Dirigiu-se imediatamente para a morada do deus travesso, e lá colocou-o contra a parede e apertou seu pescoço com força, Loki começou a chorar e pedir desculpas, e prometeu que iria até Svartalfheim o reino dos elfos escuros e dos anões, e mandaria fazer uma peruca dourada para Sif até que seu cabelo crescesse novamente e traria presentes para todos. 

Loki então foi até o reino dos elfos escuros e dos anões e encomendou inúmeros presentes para todos em Asgard, inclusive a lança de Odin, porém quando ia embora, ele passou em frente a casa dos anões Brokk e Sindri, e eles começaram a zombar dos presentes que Loki havia encomendado, dizendo que eles fariam presentes muito melhores, e então Loki apostou com os anões que se eles fizessem algo melhor que os presentes dele, ele deixaria os anões levarem sua cabeça. Os Anões imediatamente aceitaram a aposta e começaram a trabalhar. 

Eles então forjaram diversos itens como um javali de ouro, um anel para o Odin, que no oitavo dia gerava nove anéis idênticos, tornando uma riqueza infinita e por ultimo um martelo de guerra. Os anões pretendiam fazer o melhor martelo de guerra ja criado, e Loki ficou preocupado com o fato de que os anões fossem bem sucedidos e se transformou em uma inseto e começou a atrapalhar o trabalho dos anões, inclusive chegou a picar um deles, obrigando o anão a largar o fole. Assim quando eles tiraram o martelo da forja estava com o cabo muito curto. Loki acreditou que havia conseguido, afinal um martelo de guerra jamais poderia ter um cabo curto.

Todos compareceram a Asgard para ver os presentes. E quando o martelo foi apresentado, como sendo indestrutível e poderosíssimo, que seria capaz de esmagar qualquer coisa e ainda tinha a característica de voltar para mão quando arremessado contra um alvo. Disseram ainda que o cabo era mais curto que o normal afim de dar mobilidade, pois desta forma Thor poderia carrega-lo em seu cinto, ou mesmo nas costas, embaixo de sua capa. Sem duvida todos adoraram a inovação e foi escolhido o melhor presente todos. Quando Loki viu o que ia acontecer saiu correndo para salvar a própria pele e os anões atrás pois queriam o seu premio. Quando finalmente o pegaram ele disse que poderiam levar a cabeça dele mas com a condição de que nenhuma gota de sangue fosse derramada pois ele havia feito pacto de sangue com Odin e desta forma o sangue não podia ser derramado. Odin confirmou toda a história e isto deixou os anões enfurecidos pois não poderiam conclamar o premio que lhes havia sido prometido. Como forma de punir loki eles resolveram costurar sua boca de forma que ele não conseguisse se livrar facilmente. Sendo assim loki passou um bom tempo com a boca costurada ate que um dia conseguiu desfazer a costura e ainda levou um bom tempo para voltar a falar!


UM VERSO DO EDDA SOBRE MJÖLLNIR

"... seria possível atacar tão firmemente como ele desejasse, qualquer que fosse sua finalidade, e o martelo nunca falharia, e se ele o arremessasse contra algo, ele nunca falharia o alvo e nunca voaria para além do alcance de sua mão, e quando ele quisesse, se tornaria tão pequeno que poderia ser carregado dentro de sua túnica..."


BIBLIOGRAFIA: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário