sexta-feira, 30 de abril de 2010

ARQUITETURA ROMANA - O AQUA APPIA

Ola meus amigos amantes da História, hoje trago a vocês mais arquitetura romana, os aquedutos romanos,  o primeiro a ser construído, o Aqua Appia.
Então vamos lá.


Aqueduto construído pelos censores Appio Claudio Cieco e Caio Plauzio
Venox no ano 312 a.C., captava água das nascentes ao longo da via Prenestina. Praticamente subterrâneo na totalidade, trazia água a Roma de uma distancia de 16,4 km, com sua entrada perto da  Porta Maggiore (Porta Maior) (na localidade designada como ad spem veterem) dirigia-se ao Celio e Aventino e terminava perto da porta Trigemina, no Fórum Boario.

Foi necessário construí-lo de forma subterrânea, devido a altitude da sua fonte e de forma a proteger-lo durante as guerras sármatas. Derramava apenas 10metros cúbicos durante toda sua extensão, o que o tornou um marco da engenharia daqueles dias.

Frontinus (um corator aquarum ou curador aquário) calculava que o aqueduto, era  capaz de levar 73.000 Metros cúbicos por dia

Foi restaurado em paralelo com a construção de outros aquedutos em 144 a.C., 33 a.C. e entre 11 e 4 a.c.


Confira o mapa de onde se encontrava a fonte do Aqua Appia.



Confira o mapa de sua extensão por Roma.




Foto conseguida durante escavações, foto interna do Aqueduto.




Eu não deixo de me fascinar a cada artigo com a arquitetura romana.
Um forte abraço a todos

3 comentários:

  1. adoreiiii!!! uma dica pra voce aumentar as visitas no seu blog, faz algumas "pastinhas" das obras do PAS ou de outros vestibulares s2

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito.Trabalho muito bem feito.

    ResponderExcluir