quinta-feira, 1 de julho de 2010

REPÚBLICA ROMANA - GUERRAS PÚNICAS - TERCEIRA GUERRA. - O FIM DE CARTAGO




Ola meus queridos amigos, amantes da história, o post de hoje trata sobre a TERCEIRA e ULTIMA GUERRA PÚNICA. Vamos ver como o conflito terminou e como Cartago foi literalmente "varrida" do mapa pelos Romanos. Então sem mais delongas, vamos nesta. 

OPS. Antes de continuar, se ainda não leu os artigos anteriores, atualize-se. 



Agora que ja estão preparados, vamos dar continuidade... 

Após as inúmeras imposições dos Romanos como vimos ao fim da segunda guerra, Cartago se recupera majestosamente, o que assustou vários donos de terras de Roma, que inevitavelmente começam a temer os Cartagineses por tudo que estes fizeram a Roma no passado. 


"DELENDA EST CARTAGO"
"CARTAGO DEVE SER DESTRUIDA"

Em 152 a.c. Após estar em Cartago e constatar o espantoso ressurgimento da republica, o senador Catão, conhecido como "O Velho", passou a afirmar em seus discursos, não importando qual fosse o tema, a frase Delenda Est Cartago, ou, Cartago deve ser Destruída. 
A opinião de Catão era a mesmas de outros senadores, que não queriam que Cartago prosperasse novamente.

Contando com seus novos aliados desde o ano de 206 a.c. Os Númidas, saqueavam Cartago ao seu bel prazer, pois esta estava impedida de reagir a qualquer ataque sem a previa autorização romana, desde o fim da segunda guerra púnica, então após uma serie de ataques, e inúmeros pedidos de autorização ao senado romano para se defender,  em 149 a.c. Cartago finalmente pega em armas e enfrenta os Númidas, estava então rompido o tratado entre as duas civilizações e Roma imediatamente declara Guerra a Cartago. 


O FIM DE UMA GRANDE CIVILIZAÇÃO 


Assim que as tropas romanas desembarcaram na África, representantes de Cartago prontamente se submeteram. Os romanos então, senhores da situação, impuseram condições humilhantes aos cartagineses: 300 filhos de dirigentes de Cartago seriam entregues como reféns e os cartagineses deveriam destruir sua própria cidade, transferindo-se para uma região a 15 km de distância do mar, o que significaria o fim das atividades comerciais cartaginesas, exatamente a marca de sua civilização. Essa última condição não foi aceita e os cartagineses iniciaram um desesperado preparativo para a guerra: os escravos foram libertados e os povos submetidos a

Cartago foram convocados; dia e noite fabricavam armas, fortificavam muralhas e armazenavam uma grande quantidade de alimentos.

Os Romanos encontraram resistência na cidade capital, e lutaram cerca de 3 anos para conseguir entrar na cidade, defendida a ferro e fogo por seus habitantes, que defendiam com suas vidas cada metro quadrado de sua adorada cidade. Mas os Romanos eram pacientes, e pouco a pouco foram derrotando todos os cidadãos, ja sem condições alguma de sobreviver devido ao longo tempo que levou o cerco romano, sobre o comando do Cornélio Cipião Emiliano, considerado um dos melhores generais da época e neto adotivo de Cipião, o Africano, que tinha derrotado Aníbal na 2ª Guerra Púnica. 

Um a um, casa por casa, os Cartagineses foram caindo, até que finalmente os Romanos entraram na cidadela e derrotaram definitivamente a resistência dos Cartagineses. 

Não obstante em derrotar totalmente o povo, os Romanos, tinham ordens para destruir todas as construções, bem como, toda documentação de Cartago, a ordem era literalmente, varrer Cartago do Mapa. 

Ao saírem da cidade totalmente em ruína os Romanos ainda salgaram a terra, de forma que absolutamente mais nada crescesse ali. 

Tal foi a magnitude da destruição que existe uma discussão até os dias de hoje de qual seria a localização exata de Cartago, o que temo para nós, continuará a ser um mistério. 


CONSEQUÊNCIAS 

ROMA

No que se refere a Roma, seu domínio se ampliou: Sicília, Córsega, Península Ibérica e norte da África foram tomados dos cartagineses. Além das vitórias sobre os aliados de Cartago: a Gália e a Macedônia.

Roma, adquiriu inúmeros conhecimentos bélicos, arquitetônicos, entre outros dos Cartagineses e se tornará grande demais para os limites da debilitada República que começa a entrar em declínio, decorrente da ja citada expansão territorial e mudanças políticas ocorridas durante este período. 


CARTAGO

Foi completamente, destruída, não sobrando documentos suficientes para contar sua história, tudo que se sabe é o que foi contado e estudado de alguns fragmentos e documentos gregos e Romanos, mas o que fica para a história, é que Cartago, foi uma majestosa civilização, talvez poderia ser tão grande ou bem próximo de Roma, se não tivesse sido "varrida do mapa". 


Aos meus queridos amigos, um forte abraço e espero que apreciem.




LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO EM:

Um comentário:

  1. Gostei pretinho!!! Por um acaso é o que eu comentei com vc uns dias atrás que vi na televisão??? E parabens pelas mais de 420 visitas!!!

    ResponderExcluir