quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

AS MUSAS INSPIRADORAS DA MITOLOGIA GREGA



O termo musa hoje em dia é utilizado para designar mulheres belas e esculturais, por assim dizer. Mas este é um termo que dá nome as nove filhas de Zeus com a titânide que personifica a memória, Mnemósine. Com ela Zeus teve as filhas Calíope, Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Érato, Polímnia, Urânia. Logo as nove seriam conhecidas como as musas inspiradoras da mitologia grega passando a reger as artes e ciências. 


Conta o mito que depois da derrota dos titãs, Zeus incentivado pelos outros deuses, decidiu por ter filhas que poderiam cantar e provavelmente contar sobre a vitória dos deuses. Ele então deita-se com Mnemósine passando com ela nove noites. E com ela teve as nove filhas conhecidas como musas. 

As musas eram apenas deusas cantoras da mitologia grega. Dotadas de uma voz divina. Dizem que suas melodias e hinos enchiam de alegria os corações dos deuses imortais. Depois foi lhes atribuídas responsabilidades sobre cada aspecto da arte. o Templo das musas era conhecido com Museion, mais tarde dando origem a palavra Museu, que designa um lugar de cultura e arte na nossa sociedade. 

Cada uma delas, de acordo com a mitologia grega passa a exercer um domínio sobre um determinado tipo de arte e assim passam a inspirar artistas e também filósofos e cientistas. 

Calíope, a bela voz. Musa da primeira das artes segundo os Gregos, foi uma das Musas requisitada por Apolo, que a amou profundamente. Ela foi a mãe do poeta Orfeu, conhecido por suas melodias perfeitas.

Clio, a que confere fama. Responsável pela história e também por dar alguém a fama, como o próprio nome ja diz. 

Euterpe, aquela que dá prazer. Responsável pela poesia lírica. É a musa inspiradora das artes musicais. 



Tália, a festiva. Era a musa da comédia  que vestia uma máscara cômica e portava ramos de hera. 

Melpômene, a cantora. Aparecia sempre bem vestida e calçada com coturnos. De aspecto sério era a musa da tragédia; usava máscara trágica e folhas de videira. Trazia consigo também a maça de Hércules. 

Terpsícore, a que adora dançar. Aparecia coroada de grinaldas. Trazia consigo uma lira. E regia o canto coral. 

Érato, a que desperta desejo. Era uma jovem ninfa. Usava uma coroa de mirto e rosas. Trazia uma lira na mão direita e com a mão esquerda segurava um arco. Regia os versos eróticos. 

Polímnia, a de muitos hinos. Regia as narrações históricas e hinos sagrados. Representada usando roupa branca, portando um véu e estava sempre em atitude de meditação. 

Urânia, a celeste. Regia a astronomia. Representada com um vestido azul-celeste, usando uma coroa de estrelas e nas mãos segurava um globo.  



BIBLIOGRAFIA: 
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
  • Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega Vol I, ISBN 8532604072 
  • Hesíodo, Teogonia - A Origem dos Deuses ISBN 8585219319
  • Greek Myths & Greek Mythology - http://www.greekmyths-greekmythology.com/ 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário