Desde que comecei com o blog, aliás bem antes do blog. Já me interessava por história e mitologia. Fui fisgado por uma professora do primeiro ano do ensino médio. Quando comecei a aprender sobre Grécia e Roma. De lá pra cá viajo mais em direção ao passado. E acabei mais envolvido pela mitologia do que pela própria história. Mas não esqueço quem me trouxe aqui.
Mas desde aquele tempo percebia que a existia certas incoerências sobre a história contada em livros didáticos, e aquela que parecia ter de fato ocorrido. Hoje a própria história, como ciência tem tendências revisionistas, pois afinal de contas "quem ganha conta a história". Acredita-se ser impossível chegar a uma versão verídica, ou factual. Pois para isso teríamos de estar presentes como observadores e registrando todos os acontecimentos das eras passadas.
O que aprendi nesta minha jornada autodidata, pois como já disse antes, não sou professor nem tão pouco fui fazer faculdade. Sou um blogueiro que tem muita curiosidade sobre estes e outros temas. E como um nerd procuro ir a fundo naquilo que me interessa. Mas o que aprendi nestes anos de estudo sem interrupção, é que a história tem vários pontos de vista. Sejam eles das pessoas que viveram o fato em si. Ou aqueles que se interessam em manipular os fatos a favor de uma ideia ou de um objetivo econômico/político.
Ou seja, dificilmente quando "contamos" a história, seja de qual época for, estamos próximos da verdade ou da fonte cristalina. E isto vale para todas as esferas da humanidade. Principalmente a religião. Mas não vamos mergulhar nesta piscina de águas turvas agora. Deixo isso para mais tarde.
Seguindo meus estudos, cada vez mais em direção ao passado, penso que não só, não temos como chegar ao que de fato ocorrido. Mas também que a história da humanidade como nos foi contada, desde o seu surgimento até os dias atuais. Não pode ser do jeito que conhecemos. Faltam partes importantíssimas. Existem lacunas que nem mesmo a teoria da evolução de Charles Darwin pode preencher (O elo perdido). Sendo assim todas as perguntas que sempre tivemos como, de onde viemos? Como chegamos aqui? e o que estamos aqui fazendo? continuam em aberto. Por mais que a ciência e todos os seus tentáculos, tentem estudar ou entender. Nós não sabemos nadica de nada da nossa real história.
Mais tarde pretendo abordar alguns destes pontos. Mas não sei se bem ainda como o farei. Não são coisas muito simples de se explicar e mexem com muitos paradigmas que todos nós temos. Mas para aguçar-lhes a mente, ou não. Basta olhar para a nossa sociedade e em como modificamos o ambiente natural. Se o ser humano fosse realmente "uma força da natureza". Dificilmente estaríamos destruindo o planeta como vem ocorrendo.
Só o que podemos fazer é especular e passar por malucos enquanto a verdadeira história permanece oculta. Velada para a maioria de nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário