Olá meus amigos, retornando de um longo hiato, devido a várias acontecimentos profissionais e pessoais. Então retorno hoje com mais um post sobre MITOLOGIA NÓRDICA, e hoje vou falar sobre o deus TYR, conhecido como o deus das batalhas.
SURGIMENTO
A origem do deus Tyr se perdeu nos tempos remotos. Outrora era conhecido como Tiwaz ou Teiwaz, pelos povos indo-europeios, sendo venerado por eles como o supremo deus celeste. Mais tarde foi adotado pelos povos nórdicos e teutônicos, e por eles era venerado como o Pai Celeste e como Senhor da Guerra.
Tyr era considerado filho de Odin com a deusa Nerthus, e era também conhecido como Tuísco. Era pai de Ingvio, Irmio, e Istvio, considerados por muitos os precursores das três tribos germânicas primordiais, aquelas que mais tarde deram origem a todas as outras.
Em seu mais conhecido mito, Tyr, é o deus que se arrisca a colocar a sua mão na boca do lobo Fenrir, como garantia da palavra dos deuses. Você pode ler está história clicando aqui! O que o levou a ficar sem a mão. Nos mitos mais recentes Fenrir é o adversário de Odin, mas nas versões antigas é com Tyr que o lobo tem sua contenda.
FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
Mesmo sendo associado a guerra, Teiwaz, não era um deus sanguinário. Ele também era considerado um deus protetor das leis, onde sempre era invocado para resolver disputas nas assembleias, onde eram estabelecidas leis. Como seu sucessor Tyr, também passou a exercer tais funções e a partir dai sempre que havia necessidade de se fazer um juramento, era em seu nome que as pessoas juravam, estes não podiam ser quebrados, sobre pena de serem punidas pelas divindades. Seu culto tem principalmente função de batalha, justiça e juramentos, como descrito acima.
REPRESENTAÇÃO
De acordo com representações rupestres da Idade do Bronze encontradas na Escandinávia, onde é retrato um homem com apenas um braço empunhando uma espada, este seriam uma referencia ao culto ao deus Tiwaz, onde depois de transformações, passou a ser este o culto ao deus Tyr.
Ele é descrito como sendo um homem forte, alto, de cabelos loiros trançados, olhos azuis, portando um elmo de chifre, a espada marcada com a runa de Tyr, um manto, botas de pele de lobo, e no lugar de um cinto, usava uma corda com nós. Faltando uma mão e um olho por isso, também portava um tapa olho de couro preto.
Como deus celeste, Tyr é associado a várias estrelas, principalmente a Sirius, que em persa antigo se chama Tir e significa flecha, não coincidentemente, está é a forma da runa associada a Tyr. Uma outra relação é encontrada em um poema rúnico cuja origem é anglo-saxã, fala-se de uma estrela polar de nome Tyr, que era vital para orientação dos navegadores durante a noite, assim com o sol, seria durante o dia.
Símbolos: Escudo, elmo, flecha, espada, juramentos, leis, ordem, a estrela Polar e Arcturus, Sirius e as Plêiades;
Runas Associadas: Gebo, Algiz, Tiwaz, Sowilo, Mannaz, Dagaz, Ac, Ear, Wolfsangel e Ziu;
VERSO DO POEMA EDDICO VOLÜSPÁ
"Or are the gods yet more?" Hárr said: "Yet remains that one of the Æsir who is called Týr: he is most daring, and best in stoutness of heart, and he has much authority over victory in battle; it is good for men of valor to invoke him. It is a proverb, that he is Týr-valiant, who surpasses other men and does not waver. He is wise, so that it is also said, that he that is wisest is Týr-prudent." Snorri Sturlson em Prose Edda.
Tradução
"Ou são os deuses ainda mais? "Harr disse:" No entanto, é que um dos Æsir que é chamado Týr: ele é mais ousado, melhor e altivez do coração, e ele tem muita autoridade sobre a vitória na batalha, e é bom para homens valentes invocá-lo. E é um provérbio, que ele é Týr-valente, que supera os outros homens e não vacila. Ele é sábio, por isso também é dito que aquele que é mais sábio, é Týr-prudente." Snorri Sturlson em Prose Edda.
BIBLIOGRAFIA:
- Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC.
- Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
- Diocionário da Mitologia Germânica.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
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