Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA NÓRDICA, vou falar sobre a deusa HEL, conhecida como SENHORA DO MUNDO SUBTERRÂNEO.
Hel era a regente nórdica do reino subterrâneo, senhora do mundo dos mortos e do além conhecido como Nifelhel, cujo nome foi usado pelos missionários cristãos como sinônimo do inferno. Mas na verdade o significado de seu nome era "aquela que esconde ou cobre", pois em seu reino, formado por nove círculos, para onde iam as almas dos mortos por doença, ou velhice.
Hel era filha da giganta Angrboda e do deus Loki, irmã dos monstros Jormungand e Fenrir. Vivia em seu palácio sombrio e gelado conhecido como Elvidner (miséria), onde ela se alimentava de um prato chamado "fome", usando um garfo chamado "penúria", servida por seus auxiliares "senilidade" e "decrepitude", e era defendida pelo cão Garm. O caminho de sua morada era conhecido como "provação", que atravessava o "rio dos ecos", Gjoll, guardado pela giganta Mordgud, passava pela "floresta de ferro", com árvores metálicas cujas folhas cortavam como punhais.
A cidade de Hel chamada de Valgrind, era povoada por trolls, encarregados de levar os inimigos das divindades para serem "cozidos" no borbulhante caldeirão Hvergelmir. Próximo a este caldeirão estava a fonte que o alimentava, e ali também estava a raiz "infernal" de Yggdrasil, escondida do dragão Nidhogg, que roía sem cessar.
A senhora do subterrâneo possui um pássaro vermelho-escuro que irá anunciar, com seu canto. o inicio do Ragnarök, onde Hel, irá se juntar a seu pai Loki para destruir os Aesir, porém ao final ela também morrerá, junto com as deusas Bil e Sol.
Hel representava a lua negra, a face escura da Deusa, a Ceifadora, a Mãe Devoradora, o aspecto sombrio de Frigga, enquanto Nifelhel simboliza a parte profunda do inconsciente, a sombra, a sede de conflitos, dos traumas, das fobias. Halja era o termo nórdico para "limbo" o plano sutil onde as almas esperavam a vez para encarnar, transformada pelo cristianismo em um lugar de danação e expiação.
Hel aparecia com uma mulher meta branca, meta preta e metade viva e metade morta.
Simbolo: Foice, clepsidra, caldeirão, ponte, espiral de nove voltas, máscaras de animais.
Runas: Wunjo, Hagalaz, Nauthiz, Isa, Eihawaz, Yr, Ear.
BIBLIOGRAFIA:
- Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC.
- Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
- Diocionário da Mitologia Germânica.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário