Olá meus amigos hoje em MITOLOGIA GREGA, vou falar sobre ADÔNIS, que é conhecido por mitos pelo "complexo de Adônis" e pela sua paixão pela deusa Afrodite
SURGIMENTO
O nascimento de Adônis envolve uma história cheia de intrigas e até mesmo incesto. Ocorre que está é uma lenda de origem Síria. A rainha da Síria tinha uma filha de nome Mirra, e ela era tão admiradora da filha que resolveu proclamar-la a mulher dota de uma beleza superior a própria deusa da beleza. Bem como vocês já imaginam, Afrodite (deusa do amor) não gostou nada desta história, e tramou sua vingança. Ela fez com que Mirra se apaixonasse pelo próprio pai, o rei da Síria. Certa noite, com ajuda de sua ama, Mirra conseguiu adentrar o quarto do pai sem que ninguém visse, e estando ali deitou-se com o próprio pai mantendo relações com ele. Quando descobriu o pai desejou condenar a filha a morte, pelo seu crime, por sua ousadia, e por ter maculado o nome da família. Porém Mirra resolve fugir, e se perdeu no mundo.
Contam que os deuses sentiram piedade por ela, e a transformaram em uma árvore, a árvore de Mirra, cujas gotas são as próprias lágrimas de Mirra. Porém o que ninguém sabia era que a jovem estava grávida do próprio pai, e nove meses depois a crosta da árvore se abriu e dela saiu uma criança de beleza extraordinária, que recebeu então o nome de Adônis (uma palavra semítica que quer dizer "senhor"). Ele então foi criado e educado pelas ninfas.
Quando já estava mais velho, ele foi visto por Afrodite, e o que a deusa sentiu foi um desejo incontrolável (alguns dizem que está foi a vingança de Mirra), e o rapaz também ficou atraído pela deusa, e os dois acabaram ficando juntos, tornando-se inseparáveis. Certo dia Adônis saiu para caçar mesmo contra a advertência de Afrodite, que não queria que ele fosse e se arriscasse, porém Adônis estava determinado e seguiu seu caminho. Já havia algum tempo desde que ele não casava, e seus cachorros haviam farejado um javali, Adônis então fez com que os cães retirassem a fera da toca e quando ele saiu raivoso, sai em carga para atacar seus caçadores, Adônis então puxou com firmeza a corda do seu arco, e disparou a flecha, acertando o lado esquerdo do animal, que emitiu um gemido de dor, porém ele girou o corpo, visualizou Adônis e acelerou novamente para atacar, Adônis ainda tentou abater a fera, mas não teve exito. Então o javali cravou suas duas longas presas no peito do caçador, que deu um urro de dor. Caído, ele procurou se encostar em uma árvore, e seus gemidos foram ouvidos por Afrodite que não estava muito longe dali. Quando a deusa do amor encontrou seu amado, já era tarde ele já estava praticamente morto. Afrodite o enterrou ali mesmo, após chorar todas as lágrimas de dor, pois não podia suportar ficar longe do seu amado. Ali nasceram flores da cor do sangue, flores tão frágeis que o vento poderia facilmente as despetala-las e leva-las a morte.
Quando chegou ao hades, Adônis tinha conservada sua beleza, e então Perséfone ficou completamente apaixonada por ele. Afrodite não gostou nem um pouco pois estava sem o seu amado e agora ele estava nos braços de outra. Foi até Zeus e pediu que ele intercedesse por ela, e assim o deus dos deuses o fez. Ele fez com que Adônis passasse um terço do ano no hades, outro terço na terra, e o terço restante ele escolheria onde passar, e ele escolheu passar com a Afrodite.
O culto a Adônis se espalhou para todo o oriente, Grécia e Bacia do Mediterrâneo. Encarnando o ciclo de vegetação, o filho de Mirra desce ao reino dos mortos nos quatro meses de Inverno, para renascer na Primavera.
O COMPLEXO DE ADÔNIS
O complexo de Adônis, é o nome dado a obsessão dos jovens e adultos do sexo masculino por manter o corpo perfeito. E devido a Adônis ser o ícone da beleza masculina, o complexo recebe seu nome.
BIBLIOGRAFIA:
- Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana.
- A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário