quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PASSAGEM PELA VIDA




Não entendo como podemos passar pela vida sem ao menos para um pouco para pensar nos mistérios que a cercam. Sem ao menos tentar compreender como a nossa existência impacta o mundo a nosso redor. Sem entender como nós criamos nosso próprio destino sem ao menos nos darmos conta. É como sentar em um carro desprovido de volante, ou freios ou acelerador.


Fomos ensinados a viver as nossas vidas como se não tivéssemos o mínimo de controle sobre o que chamamos de "futuro". Como se tudo que acontecesse conosco, ao nosso redor, fosse pura e simplesmente vontade de UM SER SUPERIOR. Assim vivemos e morremos a partir deste paradigma. E, de fato, nos sentimos assim a maior parte do tempo. Como se nossa vida não fosse uma consequência clara, e direta de todas as decisões que tomamos. 

O fato de acreditarmos neste paradigma, se deve ao fato de que simplesmente não sabemos como a vida funciona. E nem parecemos nos importar. Pra que? temos alguém que já traçou o nosso destino mesmo. Não importa o quanto eu tente ter as "rédias da minha vida", sempre sucede algo que eu não queria que acontecesse, e ai usamos as expressões mais comuns de se ouvir por ai, como "deus quis assim". Ou ainda "é a vontade de deus". Ou uma que sinceramente me deixa extremamente desconfortável sempre. "Deus sabe o que é melhor". Mas aos cristão eu direi não se afrijam. Pois isto é um hábito muito, muito antigo na história humana. Ex: Os nórdicos acreditavam que ao pé de Yggdrasil, a árvore da vida, ficam as três velhas fiandeiras, que traçavam o caminho de cada um. As chamadas Nornes. Os gregos acreditavam que tudo era vontade do deuses. etc. etc. etc. 

Mas todo esta gama do que parece ser um excesso de fé, ou submissão. Vem, de muitos aspectos, mas principalmente porque não entendemos como a vida funciona e seus mecanismos funcionam. Claro, pois se passo a compreender que toda a minha vida é consequência de uma ação minha. Ou percebam, de um pensamento meu. Tenho que assumir toda a responsabilidade de tudo e arcar com as consequências. E quem é que quer isso não é verdade? É mais fácil eu acreditar que Deus é quem quis assim, do que ter de sofrer sabendo que eu mesmo foi o responsável por aquele fase difícil que passei... 

A vida não é o jardim de infância que muitos pensam ser... De modo algum estamos aqui de passagem... Enquanto pensarmos e agirmos assim, continuaremos presos a ideia de que algo controla ou defino nosso destino. Não estamos exercendo o livre arbítrio, que alguns acreditam existir.. 

"E assim a vida continua no condado"

Luz para todos e o café esta servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário