sábado, 29 de junho de 2013

MITOLOGIA NÓRDICA - HODUR - O DEUS CEGO




Olá caros leitores, que tal um pouco de mitologia nórdica hoje? Para hoje vou falar de um deus que é pouco falado, a não ser por ter provocado a morte de forma acidental, do próprio irmão. Hodur é seu nome.



SURGIMENTO

Hodur era filho de Odin e Frigga. Irmão de Baldur e Hermond. Era conhecido como "o deus cego" e basicamente não há muito sobre o mito. Sua maior e mais importante participação, foi mesmo a morte de seu irmão Baldur.

FIGURA MITOLOGIA E CULTO

Hodur foi influenciado por Loki a disparar uma flecha feita de visco contra o irmão. Ocorre que Baldur era imortal, pois sua mãe Frigga havia feito todas as criaturas jurarem que nunca fariam mal ao deus. Porém apenas o visco não prestou juramentos, e quando o invejoso Loki descobriu, tratou de tramar a morte de Baldur, e para isto usou da inocência de Hodur.

Após a morte do deus, Hodur foi imediatamente executado pelos deuses. E assim mandado ao Hel, para ficar junto do irmão. E de lá só devem sair no Ragnarok onde vão liderar a nova geração dos Aesir.
Não ha indícios de que tenha existido um culto a deus, mas devido a sua inocência, ele passa a personificar tudo o que é passivo e ingenuo. Pois fora enganado por Loki

REPRESENTAÇÃO

Seu nome significa "batalha" ou "luta" e seria um brilhante arqueiro antes de perder a visão. Porém não há indícios de que tenha sido algum tipo de guerreiro.




BIBLIOGRAFIA:
  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
  • Diocionário da Mitologia Germânica.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário