sexta-feira, 31 de maio de 2013

MITOLOGIA - PODE O SER HUMANO VIVER SEM ELA?




Hoje quero falar um pouco sobre um dos temas mais abordados aqui no blog. A MITOLOGIA. Sim, mas não vou tratar o tema como normalmente o faço. Hoje gostaria de convida-los a uma reflexão sobre o reino mitológico, cada vez mais negligenciado. 


É sabido que a mitologia é uma das áreas mais criativas e inventivas da humanidade. Através dela o ser humano pode criar inúmeros reinos, deuses, mitos, forças entre outros... Desde que o homem começou a evoluir, sentiu que não estava só, e buscou através dos mitos concretizar esta presença divina que como sabemos, não é manifesta neste mundo. Dai surge a necessidade de criação dos mitos, de histórias que pudessem explicar até mesmo como tudo começou. Que pudessem de certa forma responder as perguntas que sempre tivemos. De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos fazendo aqui? 

O ser humano sempre buscou Deus, o Criador, o Todo, como queiram chama-lo. Os mitos nascem dessa busca, dessa necessidade que temos de acreditar em algo maior que nós mesmos. A partir dai os mitos surgem de diferentes formas ao redor da Terra, mas estamos sempre falando da mesma coisa. 

Porém, o que sinto nos dias de hoje é que a mitologia foi deixada de lado, considerada como "um conjuto de histórias infantis". Ou ainda temas que poucos tem interesse (artistas, músicos, e escritores, na sua grande maioria, estudiosos do tema), o que ao meu ver é uma tolice, pois a mitologia surge do inconsciente humano, ou seja ela esta presente na nossa mente quer queira ou não. A diferença é que alguns sabem reconhecer suas imagens. 

Agora vocês podem estar se perguntando: Qual a diferença a mitologia faria em meu dia a dia. E eu responderia: TODA! pois a partir do momento que compreendemos as imagens mitológicas, passamos a compreender melhor o mundo que nos cerca. Passamos a entender melhor os comportamentos humanos (muito baseado nos arquétipos estudados a fundo por Carl Jung) isto nos auxilia até mesmo nas nossas relações, acreditem se quiser. É possível até mesmo saber que tipo de comportamento uma pessoa terá diante de uma determinada situação. Ou ainda compreender aqueles medos que estão em nosso subconsciente. Mas para isto precisamos entender profundamente os símbolos por detrás das histórias mitológicas. 

Um outro beneficio, e que já foi até tema de uma outra postagem, é sobre como nos relacionarmos melhor com o meio em que vivemos, afinal a mitologia sempre foi influenciada pelo meio.  Prova de que não temos isto de uma forma mais efetiva são os ritos católicos, que consistem basicamente em repetir todo o ano a paixão de Cristo. Como se esta fosse sua única mensagem. (aqui não vou me aprofundar nesta questão por hora.). Mas isto demonstra a carência que temos de uma imagem mitológica que possa ter um contexto no mundo atual. 

Para terminar, desafio-lhes a imaginar se é possível o ser humano viver sem mitologia. Considerando que até o Cristo é para nós uma imagem mitológica, pois ninguém sabe de fato como ele realmente existiu. 

Luz para todos e até o próximo post. 


*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA EM:









Nenhum comentário:

Postar um comentário