sexta-feira, 8 de junho de 2012

ALTOS, MÉDIOS, BAIXOS, QUAL O SEU PARTIDO?



Olá meus amigos, hoje vou compartilhar com você trechos da obra de 1984, e vou pontuar algumas coisas que são a descrição perfeita da sociedade que vivemos, e isto pode ser muito útil neste ano de 2012, afinal é ano de eleições municipais. 

O trecho a seguir que proponho para reflexão de todos, foi retirado do livro 1984 de George Orwell, e fala sobre como a sociedade está "agrupada". 

"Capitulo I
Ignorância é Força

Ao longo de todo o tempo registrado e provavelmente desde o fim do Neolítico, existem três tipos de pessoas no mundo: as Altas, as Médias, e as Baixas. Essas pessoas se subdividem de várias maneiras, responderam a um número incontável de diferentes nomes, e seus totais relativos, bem como sua atitude umas para com as outras, têm variado de uma época para outra: mas a estrutura primordial da sociedade jamais foi alterada. Mesmo depois de tremendas comoções e mudanças aparentemente irrevogáveis, o mesmo modelo sempre voltou a se firmar, assim como um giroscópio sempre reencontra o equilíbrio por mais que seja empurrado nesta ou naquela direção. 
Os objetivos desses três grupos são de todo inconciliáveis..." 

"...O objetivo dos Altos é continuar onde estão. O objetivo dos Médios é troca de lugar com os Altos. E os Baixos, isso quando tem objetivo  ̶  pois uma das características marcante dos Baixos é o fato de estarem tão oprimidos pela trabalheira que só a intervalos mantêm alguma consciência de toda e qualquer coisa externa a seu cotidiano  ̶ , é abolir todas as diferenças e criar uma sociedade na qual todos os homens sejam iguais. Assim ao longo da história, um conflito cujas características básicas permanecem inalteradas, se repete uma ou outra vez. Durante longos períodos os Altos parecem ocupar o poder de forma absolutamente inabalável, porém mais cedo ou mais tarde sempre chega o dia em que eles perdem ou a confiança em si mesmos ou a capacidade de governar com eficiência  ̶  ou as duas coisas. São derrubado pelos Médios, que angariam o apoio dos Baixos fingindo lutar por liberdade e justiça. Nem bem atinge seus objetivos os Médios empurram os Baixos de volta para sua posição subalterna, a fim de se tornarem eles mesmos os próprios Altos. Nesse momento um novo grupo de Médios se desprende de um dos dois grupos, ou de ambos e o conflito recomeça. Dos três grupos, apenas os Baixos jamais conseguem, nem temporariamente, sucesso na conquista de seus objetivos. Mesmo hoje, num período de declínio, o ser humano Médio está fisicamente em melhor condição do que há alguns séculos. Mas nenhum progresso na área da riqueza, nenhum refinamento da educação, nenhuma reforma ou revolução um milimetro que fosse. Do ponto de vista dos Baixos, nenhuma mudança histórica chegou a significar muito mais que uma alteração no nome dos seus senhores." LEIA MAIS SOBRE 1984 AQUI

Bem como nos foi relatado por Orwell em seu livro 1984, que sem dúvida algum foi e continua sendo um dos livros mais importante de todo o século XX e porque não dizer de toda a história. Neste trecho Orwell sintetiza perfeitamente como está distribuída toda a sociedade, e assim como ele disse existem subdivisões mas isto não chega a afetar de fato esta cadeia, ou este circulo de poder, se assim o podemos chamar. 

Ele descreve como os Altos e os Médios de tempos em tempos conseguem trocar de lugar, mas isto não acarreta nenhuma mudança nos padrões em geral, os Médios passam a ser os Altos, e os Altos tornam-se Médios durante algum tempo, até que a cadeia troque de lugar, ou seja o poder nunca troca de mãos de fato, o que acontece é que os Altos, por uma razão ou outra, acabam caindo do poder e passam a ser os Médios até que o ciclo recomece.

O autor deixa bem claro que a unica "classe" que muda de lugar são os Baixos, são aqueles que estão sobrecarregados demais trabalhando para garantir um minimo de sustento para si e para seus familiares e não tem tempo para se dedicar, entender ou participar do rodizio do poder. E eu poderia aqui complementar descrevendo os inúmeros motivos que contribuem para isto: educação, saúde, baixa qualidade de prestação de serviços, longa jornada de trabalho, longo período de deslocamento entre o trabalho e sua casa, baixos salários, altos impostos, produtos caros, em fim uma série de artificios utilizados pelo sistema para conservar os Baixos (a maioria) no lugar onde está. 

Outro ponto que chama a atenção: "São derrubado pelos Médios, que angariam o apoio dos Baixos fingindo lutar por liberdade e justiça. Nem bem atinge seus objetivos os Médios empurram os Baixos de volta para sua posição subalterna, a fim de se tornarem eles mesmos os próprios Altos" vemos claramente esta situação em nossas eleições, onde o grupo de Médios precisa que os Baixos os auxiliam a tomar o poder dos Altos, com promessas de melhorias diversas, de redução de impostos, de saúde, de educação etc. E estes quando chegam ao poder dificilmente lembram das promessas, e renegam as massas que os ajudaram a chegar ao poder, ou melhor, os escolheram para chegar ao poder. E é importante dizer que aqui não se distinguem partidos, pois dificilmente um partido pequeno chegará ao poder, pois como vimos o poder não troca de mãos. 

Existe hoje uma cultura do "nada vai mudar" que pode ser explicitada por este trecho: "Do ponto de vista dos Baixos, nenhuma mudança histórica chegou a significar muito mais que uma alteração no nome dos seus senhores." Ou seja não importa quem esteja no poder, as dificuldades, os problemas, necessidades continuaram os mesmos e aos Baixos  pouco importa quem está no poder, somente mudam os partidos, as cores, os nomes, até mesmos os slogans são parecidos. sendo assim pouco importa o que está acontecendo "lá cima", "aqui em baixo" tudo continua do mesmo jeito. 

Mas você pode estar se perguntando, e dai? o que tenho a ver com isso? ou o que tem a ver com nossa vida atual?. Se ainda não se deu conta de que não se trata de um romance e sim de como as coisas funcionam em nossa sociedade, sugiro que releia todo o texto, pare e pense, em qual das três esferas você se encaixa e me diga se alguma das recentes mudanças de poder realmente afetou sua vida como deveria. E talvez ai você vai entender do que se trata 1984 e vai de fato entender como as coisas funcionam em nosso mundo. 

Orwell e eu podemos parecer pessimistas, e talvez eu esteja mesmo, porque assisto um triste declínio de valores éticos que são a base de qualquer sociedade democrática e ninguém parece nem mesmo se dar conta de que logo logo, seremos nós que estaremos pagando está conta cara, deixada por nossos antecessores e suas atitudes comodistas diante da vergonha em que se arrasta todas as instancias da sociedade atual. 

Há sorte é que há cada 4 anos podemos repensar nossas escolhas, e decidir se deixamos os Altos, ou se colocamos os Médios no poder, é triste ver que em um mundo de tanta informação, ainda falta o básico na hora de escolher os candidatos. Não nos esforçamos devidamente para escolher nossos candidatos, pois achamos que "nada vai mudar", que "nenhum candidato presta" mas a verdade é que estamos apenas jogando para terceiros a culpa que é somente nossa, e por mais que não possamos mudar a ordem das coisas, podemos não fechar os olhos e começar a mudança, pois como disse um sábio pensador: "muda que quando agente muda o mundo muda junto com agente, agente muda o mundo é na mudança da mente". 



“O CAFÉ ESTÁ SERVIDO” 

*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

TAMBÉM PODERÁ SE INTERESSAR POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário