Neste post vamos ler sobre a lenda do boto cor-de-rosa, isso não é novidade para ninguém, afinal de contas quem nunca ouviu falar sobre a lenda do boto?. Todos nós estudamos sobre o Folclore Brasileiro, já ouvimos esta história.
COMO SURGIU
Bom, está lenda tem origem na região amazônica, e faz parte do folclore brasileiro. Conta-se o seguinte:
O boto é um animal que habita as águas doces do rio amazonas. Ele é considerado um parente dos golfinhos, por sua aparência e algumas características.
Mas a lenda, diz que a noite este gracioso animal se transformava em um lindo jovem, de aparência irresistível para qualquer moça, trajando um terno branco e um chapel de mesma cor, que afirmam servir para cobrir o orifício de sua cabeça que servirá para sua respiração.
O boto saia atrás de moças desacompanhadas, e facilmente as seduzia pois, se tratava de um conquistador infalível. Ele dançava, bebia, brincava, namorava e atraia sua vitima até as margens do rio. Lá, conduzia a jovem até o fundo do rio, onde todos acreditavam que o boto engravidava a jovem.
No dia seguinte, a jovem estava então carregando um filho do boto e ele se transformava novamente em um animal dócil e inofensivo.
Vale dizer, que as vezes o boto sofria perseguição de vários homens enciumados que não conseguiam obter o mesmo efeito do boto com as mulheres.
CONCLUSÕES
Muitos estudiosos acreditam que tal lenda servia como justificativa para as mulheres que apareciam gravidas e não eram se quer casadas. E também como forma de controle para que as moças não saíssem a noite desacompanhadas, alias este tipo de lenda é encontrado em diversas partes do mundo.
BIBLIOGRAFIA:
- ANDRÉ LUIZ NAKAMURA, Mitos e lendas do Folclore Brasileiro.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM:
- SUPERSTIÇÕES - O GATO PRETO, NÃO CRUZE SEU CAMINHO
- SUPERSTIÇÕES - O NÚMERO 13
- SUPERSTIÇÕES - BATER NA MADEIRA ISOLA!
- ABRIR GUARDAR CHUVA DENTRO DE CASA DÁ AZAR?
- PASSAR EMBAIXO DE ESCADA TRÁS MÁ SORTE?
Nenhum comentário:
Postar um comentário