quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 1939 HITLER INVADE A POLÔNIA




Neste post, vamos ver com a Polônia foi invadida, como teve inicio a Segunda Guerra Mundial, e como termina o ano de 1939 na Europa. 

A INVASÃO


Hitler segue com seus planos de invasão e resolve invadir a Polônia em 1 de Setembro de 1939 para acabar com o que ele considera como a maior monstruosidade do tratado de Versalhes o corredor Danzig, que fora criado a fim de garantir acesso ao mar para a Polônia. 

Hitler estava convencido de que inglês e franceses não fariam qualquer objeção, porem os governantes das duas potencias se reúnem e enviam ao Führer um ultimato para que ele cesse imediatamente qualquer ação militar contra a Polônia. Hitler responde a carta dizendo que seus inimigos são pequenos porcos e acrescenta: "quem quer se meter em uma guerra internacional por Danzig.

3 do Setembro de 1939 o embaixador da Grã-Bretanha. em Berlim entrega uma declaração de guerra a  Alemanha. Em seguida a França também declara guerra. Contrariando as expectativas do Führer, que agora esta de frente o pior dos cenários, duas frentes de guerra.

Ao invadir a Polônia a maquina de guerra alemã (Wehrmacht) encontra o despreparado exercito polones, que entrou na batalha como se estivesse lutando na primeira guerra. Sua cavalaria se lança de encontro aos tanque alemães e é totalmente destruída.




A FRANÇA ENTRA NA GUERRA

Franceses partem para a guerra, mobilizando um total de 4 milhões de homens, que em sua maior parte  eram camponeses que muitas vezes marcham para as fronteiras a pé, acompanhados por seus oficiais a cavalo. O cavalo ainda é usado como principal transporte pois a motorização ainda não é capaz de suprir toda demanda. Na fronteira da França estavam um efetivo de 40 divisões contra 15 dos alemães. 500.000 franceses contra 200.000 alemães!

Forças francesas atacam no dia 7 de Setembro 9 de 1939, em resposta ao ataque germânico contra a Polônia. Neste ataque os francês avançam 8 km na região do Sarre.

A frança possuía uma vantagem sobre as linhas alemãs, o que era conhecido como a linha Maginot, uma cadeia de fortalezas construída pela frança, para deter de vez o avanço alemão. A linha construída pelo ministro da guerra, levou 10 anos após a primeira guerra mundial, e gastou mais de 1 milhão de metros cúbicos de concreto. Hitler construiu uma linha de defesa que acompanhava a linha Maginot. Mais tarde veremos que a linha Maginot não deteve o avanço alemão. 




O BOMBARDEIO DE VARSÓVIA

Em 25 de Setembro de 1939, Hitler ordena o bombardeio de Varsóvia, a cidade já estava cercada mas não se rendia, então o Führer, para mostrar seu poder aos poloneses e ao mundo, envia sua força area para bombardear a cidade. 

O destino da Polônia estava celado, pois como havia sido acordado entre Hitler e Stalin, a URSS, invade a outra parte da Polônia. (Acordo conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop assinado pelos Nazistas e Soviéticos em 23 de Agosto de 1939). O exercito polonês se rende aos Nazistas no oeste e no leste aos Soviéticos. Stalin então ordena a execução de mais de 20 000 prisioneiros poloneses. Ele quer eliminar a elite armada do país que pretende anexar. Mas desta forma, Stalin está se colocando a mercer de Hitler que precisa de uma fronteira em comum com a União Soviética para facilitar seus planos de invasão. 

Termina assim a guerra contra a Polônia, é o inicio das provações vividas pelo povo Judeu, que somam mais de 3 milhões de poloneses, que serão imediatamente confinados em guetos. Hitler coloca no poder das províncias nazistas polonesas o general Hans Frank. E o governo polones juntamente com sua marinha se exila na Grã-Bretanha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário