quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 1940 - A OFENSIVA CONTRA A FRANÇA - PART 1




Neste post, vamos ver o inicio da ofensiva alemã contra a França, o que mais tarde obrigaria-a se render, e servir aos planos do Reich. 
A FALSA GUERRA
Após a  conquista da Polônia, o Reich volta sua atenção para a França e Bélgica, a ameaça dos franceses incomoda ao Reich e Hitler quer atacar e acaba logo com ela. Porem ele não atacaria de imediato.  A guerra  traria em um em um longo período de espera. Conhecido como a guerra falsa, ou guerra de brincadeira. A espera começa a fatigar as forças francesas que sofrem com o duro inverno daquele ano e por estarem longe de casa. 

Chega o ano de 1940 os franceses esperam que os alemães ataquem pela Bélgica (onde não há a linha Maginot) . O general Gamelin é criticado pelo que chamam de mentalidade da linha Maginot onde se espera que o inimigo ataque. Enquanto a falsa guerra seguia a frança se armava, produzindo cerca de 300 tanques por mês. O que não atende a expectativa, é a aeronáutica francesa, que esta defasada, obrigando a frança a comprar aviões do EUA (que até o momento estão neutros no conflito).  

A URSS INVADE A FINLÂNDIA
Se de um lado a guerra permanecia parada, a URSS atacam a Finlândia, um grupo de ingleses e franceses é destacado para uma ofensiva em conjunto. Com a missão de proteger a Finlândia.  Mas em 9 de abril de 1940 quando a França envia ao front sua força de elite, a legião estrangeira, a Finlândia e a URSS assinam um tratado de paz. 

No lado alemão do conflito, os nazistas lançam uma ofensiva contra a Dinamarca e Noruega no que ficou conhecido como Blitzkrieg ( guerra relâmpago). Dois dias depois a cidade de Oslo estava sob domínio nazista. Os alemães tentam proteger suas fontes de ferro que eram escoadas através de um porto norueguês. O ferro era essencial para alimentar a crescente maquina de guerra nazista.

Em 16 de abril de 1940 o corpo expedicionário franco britânico chega a cidade norueguesa de Narvik (de onde sai o minério de ferro sueco que alimentava os nazistas). Após uma dura batalha os aliados retomam a cidade. Mas logo precisam deixar Narvik pois os franceses precisam voltar para a casa onde Hitler acaba de lançar um ataque. 

O INICIO DO ATAQUE A FRANÇA
O plano de ataque era muito parecido com o da primeira guerra onde a invasão seria pela Bélgica, mas o general Erich von Manstein apresentou um plano mais audacioso, que consistia em invadir serpenteando a floresta de Ardenas e cercar os inimigos pelos flancos. Mas isto poderia não acontecer como previsto e a ofensiva ser frustrada caso o inimigo recuasse. Porém a confiança do Führer na vitória era inabalável e assim ele seguiu com seu plano. 

No dia 10 de maio de 1940, paraquedistas alemães saltam sobre a Holanda, o objetivo era tomar as pistas de pouso, evitando que os franceses realizassem operações ali. Enquanto isto a maquina de guerra alemã é liberada contra a Bélgica. 

O General Gamelin, desloca toda a elite do exercito francês para a Bélgica. O general não sabe mas estava exatamente fazendo o que Hitler havia planejado. Enquanto os franceses eram distraídos pelo suposto ataque via Bélgica, os alemães se movem pela floresta de Ardenas e assim se preparavam para flanquear o exercito da França.