sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DESVARIO

A canção Eu te Amo foi lançada em 1980 no LP Vida, de Chico Buarque e é fruto de uma parceria entre Chico Buarque (letra) e Tom Jobim (melodia e arranjos). A letra versa as súplicas de um homem que se vê forçado a deixar a amada, mas que considera inconcebível seguir em frente sozinho depois de ter experimentado a intensidade de tudo o que viveu ao lado dela. Esta problemática pode ser percebida nos seguintes versos: “Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios/ Rompi com o mundo, queimei meus navios/ Me diz pra onde é que ainda posso ir”. Desvario, nesse caso, é sinônimo de 'desatino', 'extravagância', 'atitude insensata'.

>>Definição do iDicionário Aulete:

(des.va.ri.o)

sm.

1. Procedimento enlouquecido ou insensato; DESATINO; INSENSATEZ: Cometeu o desvario de dar-lhe um tapa.

2. Insanidade mental; DEMÊNCIA

3. Grande disparate: "...o Brasil agora cede à China por afinidades que não existem no plano econômico - a China é também um fantástico concorrente do Brasil - e soam como desvario no plano geopolítico" (Valor Econômico, 17.11.2004))

4. Desacerto, erro: "Nunca, porém, eu notei no seu espírito a menor vacilação, e muito menos um desvario" (José de Alencar, Encarnação))

5. Coisa ou feito extravagante: "Os seus desvarios de três anos arruinaram a sua fortuna" (José de Alencar, A viuvinha))

6. Entusiasmo extremo; DELÍRIO; EXALTAÇÃO: "O egresso veio a uma janela que abria sobre o átrio, e tentou dissuadi-los do desvario que mais parecia um excesso de vinho que de patriotismo..." (Camilo Castelo Branco, A brasileira de Prazins)

7. Imaginação incontrolável, grande devaneio ou fantasia: "...um estudo infinito das aptidões do sujeito reformado, da natureza do mal, da manipulação do remédio, das circunstâncias da aplicação; matéria, enfim, para todo um andaime de palavras, conceitos, e desvarios" (Machado de Assis, "Teoria do Medalhão"in Papéis avulsos))

[F.: Do espn. desvarío. Hom./Par.: desvario (sm.), desvario (fl. de desvariar).]

VEJAM MAIS PALAVRAS EM NOSSO GLOSSARIO

 

ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTER
-icone-RSS-------------- -
icone-contato-----------  - icone-twitter34

Um comentário:

  1. Ei Claudio,e eu não sei meu amigo...adoro essa música...cada linha tem um tom visceral, parece que a separação vai tirar um pedaço dele...dá pra ouvi o barulho da dor...
    lindo...descario.Mas estou aqui pra te dizer que tive alguns problemas com pprovedor do blog Retalhos, então acabei por excluir, me perdõe meu amigo, nem tive tempo de postar a cançao que te lembra o sorriso da sua esposa....
    Um forte abraço..

    ResponderExcluir