quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nos tempos da cartilha escolar

Arquivo Público de São Paulo lança site que reúne dois séculos de documentos e imagens sobre a história da educação no estado


Acervo Arquivo Público do Estado de SP


Escola do Rio Apiaí, no município de Faxina. Fotografia de 1937

No ano de 1857, quando São Paulo ainda era uma província, seu Código de Instrução Pública informava que a educação média deveria contemplar disciplinas como religião, moral e língua francesa. Além disso, determinava que física e história natural eram assuntos que só deveriam ser ensinados aos meninos, ao passo que as alunas se ocupariam de estudar música e canto. Esse é o tipo de informação que o Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de disponibilizar em sua mais nova página virtual, dedicada à história da educação no Brasil.
O site, chamado Memórias da educação (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/), apresenta dados estatísticos, instruções pedagógicas, revistas, trabalhos escolares de época e mais uma série de documentos produzidos nos séculos XIX e XX. Esse material foi colocado na rede graças à digitalização de parte do riquíssimo acervo do Arquivo e permite a pesquisadores e demais interessados acompanhar a trajetória da escola pública brasileira ao longo dos dois últimos séculos.
O destaque fica por conta de publicações importantes como a Revista Escolar, periódico que entre 1925 e 1927 foi editado pelo governo paulista para orientar os profissionais da educação, que podem ser acessados gratuitamente em versão digital. Além disso, o site também oferece inúmeras fotografias do cotidiano de escolas em cidades como São Paulo, Bauru, Itapetininga, Jundiaí, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e Taubaté.
Essa vasta documentação, periodicamente atualizada pela instituição, é complementada por artigos publicados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo a respeito da trajetória da educação pública brasileira.

VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:
Dia Mundial da Filosofia no Brasil
Iphan divulga nova lista de bens tombados
Polícia Federal procura corpos de vítimas da ditadura em SP
Depósito de armas de gladiadores romanos desaba em Pompéia
ROMANOS JA RECICLAVAM VIDRO
O FIM DO MISTERIO DA NONA LEGIÃO ROMANA
EDUCADOR DIZ QUE BUSCAR METODOLOGIA QUE ATRAIA O ALUNO É UM DOS DESAFIOS

ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTER
icone-RSS-------------------icone-contato -------------icone-twitter34

Nenhum comentário:

Postar um comentário