segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Depósito de armas de gladiadores romanos desaba em Pompéia



NÁPOLES (ANSA) - O histórico depósito de armas dos gladiadores, localizado nas ruínas de Pompéia, antiga cidade do Império Romano a cerca de 20 quilômetros da cidade de Nápoles, desabou completamente na manhã de hoje.
O chamado Schola Armaturarum Iuventutis Pompeianae, que sobreviveu à grande erupção do vulcão Vesúvio em 24 de agosto do ano 79 d.C., veio abaixo neste sábado. As autoridades ainda investigam as causas do incidente.
O edifício ficava na rua principal da cidade e era visitado todos os anos por centenas de turistas. Segundo estudiosos, o local foi utilizado na antiguidade como sede de uma associação militar e depósito de armaduras.
Atualmente, a ampla sala, onde os gladiadores treinavam, estava fechada com uma cancela de madeira. Nas paredes, havia prateleiras com peças encontradas durante escavações.
O desabamento revoltou arqueólogos do país, que voltaram a pedir ações das autoridades para garantir os patrimônios históricos italianos.
"Depois do Coliseu e da Domus Aurea [o Palácio de Nero] continua a série de desabamentos de monumentos e sítios arqueológicos submetidos por anos a custos altos e estruturas pouco competentes", advertiu a Confederação Italiana Arqueológica, ao fazer um apelo ao ministro dos Bens e Atividades Culturais, Sandro Bondi, para que verifique a segurança em Pompéia.
"Não podemos permitir que isso ocorra. O patrimônio arqueológico italiano é um bem que pertence a toda a humanidade e deve ser preservado para as gerações futuras", complementou a entidade.
Em março passado, parte do Palácio Dourado do Imperador Nero ruiu, o que levou a discussões sobre a possibilidade de o local não ter condições para receber visitantes. Em maio, foi a vez do Coliseu, que perdeu alguns fragmentos.
A Roma Antiga é um dos pontos turísticos mais procurados por pessoas de todo o mundo. Considerada o centro de onde surgiu um dos mais extensos impérios da História, a origem da cidade é marcada ainda por lendas, como o famoso conto dos irmãos Rômulo e Remo, da mitologia romana.

VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:ROMANOS JA RECICLAVAM VIDRO
O FIM DO MISTERIO DA NONA LEGIÃO ROMANA
EDUCADOR DIZ QUE BUSCAR METODOLOGIA QUE ATRAIA O ALUNO É UM DOS DESAFIOS
ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTERicone-RSS-------------------icone-contato -------------icone-twitter34

Nenhum comentário:

Postar um comentário