quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O MONGE E O EXECUTIVO

Meus amigos, hoje a indicação literária, será O Monge e o Executivo, um leitura muito importante para quem lidera, ou pretende liderar pessoas. Não percam a oportunidade de lê-lo pois pode com certeza acrescentar muito em nossas vidas. 




Sobre o Autor: James é consultor-chefe da J.D Associação, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de vinte anos de experiência, Hunter é instrutor e palestrante, principalmente na área de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com sua esposa e filha. 

Sinopse: Com uma narrativa envolvente, O monge e o executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. 

Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.

A princípio, Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso.

O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.

Através da história desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.

Nota Pessoal:  Com certeza, um livro muito interessante e eu me arrisco a dizer, até indispensável, para quem quer se tornar um líder melhor, abandonar velhos conceitos sobre liderança, e aprender a melhor servir, e como as necessidades dos colaboradores podem ser decisivas no desenvolvimento das atividades corporativas.
O livro também, é muito importante para que avaliemos nossas atitudes como um todo, nos levando a encarar as coisas com outras perspectivas.

Livro: O MONGE E O EXECUTIVO (ORIGINAL: THE SERVANT)
Autor: JAMES C. HUNTER
Editora: SEXTANTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário