sexta-feira, 14 de maio de 2010

MAGNA GRÉCIA





Ola meus amigos, estou de volta hoje, mas não pra falar sobre a república como nos últimos tópicos, hoje trago-lhes informações sobre a Magna Grécia, ou seja hoje temos a estréia dos assuntos sobre a Grécia em geral, achei interessante fazer uma pequena pausa sobre Roma e contar um pouco sobre a Magna Grécia, já que ela foi mencionada no ultimo tópico. 
Pois bem, não percamos mais tempo;





O mapa mostra as cidades da Magna Grécia




Como vimos no tópico anterior (clique aqui e saiba mais) os romanos conquistaram a Magna Grécia, 
mas hoje vamos conhecer um pouco sobre, desde a sua formação, etc. 


Magna Grécia era a região colonizada pelos gregos, divida em península itálica e Sicilia.


O nome tem origem latina Magna Grécia (em grego, Megale Hellas), "Grande Grécia", porque para os colonos, que vinham de uma Grécia caracterizada pelo seu relevo montanhoso e pelo excesso populacional, as terras da Itália pareciam estender-se infinitamente.


A formação étnica da península, é bem complexa, possui influência dos etruscos que já haviam dominado o mar Tirreno, e a colonização grega culminando no aparecimento da Magna Grécia que coincide com o nascimento de Roma. 


Os primeiros gregos a aportar na região, segundo os relatos, forma os calcidenses onde na Sicilia, fundaram a cidade de Lentini. Os Coríntios, também por sua voz chegaram a Sicilia e fundaram Siracusa, uma das principais e importantes cidades comerciais e econômica 
da época. Mégara também enviou colonos que fundaram Mégara Hibléia, que ficava entre Siracusa e Lentini. Os gregos de Rodes e Creta fundaram Gela, que se tornaria a cidade mais importante da Sicília meridional e Ácragas (aual Agrigento). Os Aqueus por sua vez, colonizaram a região meridional da Itália, onde fundaram a cidade Síbaris, os mesmos que fundaram Crotona, e Terento (atual taranto) por sua vez foi fundada por lacônios.


Está região, servia como uma espécie de celeiro para a Grécia, pois fornecia a mesma cereais, óleos, lãs, vinhos e uma série de outros produtos. A decorrência destas riquezas, foram conflitos com Cartago, com os Etruscos, alem das próprias rivalidades entre as cidades gregas.


É importante ressaltar que está região foi um dos mais brilhantes centros da civilização grega, tornando-se influencia decisiva, para influencias culturais, religiosas para os gregos, etruscos e romanos. 






LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA DAS COLONIAS





O mapa mostra as cidades da Magna Grécia
e quem foram seus colonizadores.


VEJA A LISTA DAS COLÔNIAS 


Calábria


Reggio di Calabria
Locros
Crotone - (Crotona)
Síbaris
Grécia


Campânia


Ísquia
Cumas
Nápoles - (Neápolis)
Posidónia
Novi Velia - (Eleia)


Lucânia


Metaponto
Nova Siri
Heraclea (Policoro)
Pisticci


Apúlia


Taranto - (Tarento)
Gallipoli


Sicília


Giardini-Naxos
Zancle
Siracusa
Agrigento - (Acragas)
Gela
Catânia
Lentini
Mégara Hibleia
Camarina
Milazzo
Acrai
Hímera
Selinunte
Casmene
Heraclea Minoa
Lípara





Um forte abraço a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário