quarta-feira, 28 de abril de 2010

REPÚBLICA ROMANA - LUTAS SOCIAIS

Ola amigos, amantes da história, volto com mais um artigo sobre a república romana, desta vez para abordar as lutas sociais e suas conquistas para os plebeus, e entender um pouco mais sobre a recém-nascida república romana.
vamos lá?


Os plebeus eram maioria em Roma. Como cidadãos, pagavam impostos e serviam ao exército. Mas, apesar disso, não podiam exercer nenhum cargo importante no governo, controlado  pelos patrícios. O casamento entre plebeus e patrícios também era proibido. Essa situação descontentava os plebeus mais ricos e influentes. Os plebeus pobres reclamavam da escravidão por suas dívidas.

Em 494 a.c, os plebeus se retiraram de Roma a fim de lutar por seus direitos, ameaçaram não participar do exército. Os patrícios se viram sem saída, pois os plebeus eram a maioria dos trabalhadores e dos soldados de Roma.

Na primeira vez que deixaram a cidade, Menênio Agripa, um patrício, fez o seguinte discurso para convencê-los a retornar:

No tempo em que reinava a desarmonia no corpo humano todas as partes do corpo revoltaram-se contra o estômago, pois a ele cabia apenas o prazer de receber o que lhe davam.
Prepararam uma conspiração: as mãos combinaram não levar mais os alimentos à boca; a boca não mais recebê-los; os dentes não mais triturá-los. Ora, a conseqüência dessa revolta foi que o corpo inteiro chegou a enfraquecer completamente. Os membros viram então que o estômago exercia funções úteis e que alimentava tanto quanto era alimentado.

Para voltar a Roma, foi exigido pelos plebeus a criação de um cargo de tribuno da plebe, onde eles levariam até o senado suas necessidades e participariam das decisões, etc. O tribuno podia vetar (anular) as leis que considerassem contrarias, como vimos no primeiro artigo sobre a república

Aos poucos os plebeus foram conquistando mais direitos dentro da república,
e uma das suas principais conquistas foram as leis das doze tabuas em 450 a.c. as primeiras leis escritas de Roma, desta forma torno-se difícil para os patrícios interpretá-las de maneira que achavam melhor. 

Os plebeus conseguiram também o direito de ser magistrados. Mas só alguns plebeus ricos conseguiram chegar ao poder, pois era necessário ter riqueza para fazer carreira política.

Grande Abraço a todos.