"As verdades contidas nas doutrinas religiosas são, afinal de contas, tão deformadas e sistematicamente disfarçadas", escreve Sigmund Freud, "que a massa da humanidade não pode identificá-las como verdade. O caso é semelhante ao que acontece quando contamos a uma criança que os recém-nascidos são trazidos pela cegonha. Neste caso, também estamos dizendo a verdade através de um expressão simbólica, pois sabemos o que essa grande ave significa. Mas a criança não sabe. Escuta apenas a parte deformada do que dizemos e sente que foi enganada; e sabemos com que freqüência sua desconfiança em relação aos adultos e sua rebeldia têm realmente começo nessa impressão. Convencemo-nos de que é melhor evitar esses disfarces simbólicos da verdade naquilo que contamos às crianças, e não privá-las de um conhecimento do verdadeiro estado de coisas adequado a seu nível intelectual."
( Sigmund Freud, The future of an illusion (tradução de James Strachey e outros), Standard Edition, XXI, The Hogarth Press, Londres, 1961, pp. 44-45. (Original: 1927.))
Começo este post com uma citação contida no livro O HERÓI DE MIL FACES de Joseph Campbell. Onde o autor cita um pensamento de Sigmund Freud com relação ao hábito das religiões populares em deformar as verdades em prol da criação de uma mitologia.
A MITOLOGIA E O MEIO
Porém, digo sem medo que as tidas como religiões populares, falharam miseravelmente por não criarem uma relação de seus mitos com o contexto atual em que vivemos. Seja ela qual for. Praticamente, todas falharam neste intento. Não citarei nomes, mas estou falando das mais conhecidas.
Estudando recentemente o trabalho do Professor Joseph Campbell, me dei conta de que a mitologia, não é apenas um conjunto de historias. Vai muito além disto para falar a verdade. Pode-se dizer que a mitologia de um determinado povo reflete muito mais do que uma tentativa de explicar os eventos naturais como raios, chuvas, gelo, fogo, entre outros. Ela ensina-nos como aquele determinado povo relacionava-se com o ambiente onde viviam. Sobre isto o professor Campbell escreve:
trecho retirado do livro O Poder do Mito, Joseph Campbell por Bill Moyers
Então pergunto me, qual a relação de nossa sociedade com as mitologias existentes nestas religiões? Como um mito de mais dois mil anos pode conectar-se (creio que essa seja a palavra) com o nosso mundo atual, sabendo-se que as crenças existentes, tiveram uma origem em condições muito diferentes das que vivemos hoje. Não há sentido em basear-se somente em um códice de dez leis, aliás já há muito não faz sentido, por isso cada pais democrático tem uma constituição e um código penal. Ficaria a religião apenas com a premissa de tentar ensinar a ÉTICA social, ou apenas alimentar a ideia de que quando morrermos o destino de nossas almas dependerá das nossas ações?
PORQUE OS MITOS CAEM EM DESCRENÇA
Já sabemos que não descendemos de um único casal. Sabemos que existe toda uma cadeia de evolução até que cheguemos ao que somos hoje. Logo o mito entra diretamente em conflito com o que aprendemos em nossas aulas. Como a ciência possuí meios mais plausíveis para comprovar suas teorias, do que apenas um livro, o mito torna-se inválido, levando a descrença. E isto se repete em inúmeras outras ocasiões em que os livros dogmáticos são confrontados com os conhecimentos que temos hoje.
Vou citar outros exemplos que não as religiões atuais. Nas religiões greco-romanas, existia um deus para cada tipo de fenômeno. Como Apolo o deus do sol. Zeus além de deus supremo do olimpo, o deus dos raios. Afrodite para o amor, e assim por diante. O que isto quer dizer, que os gregos e romanos eram pagãos? Não. Quer dizer que eles procuravam explicar cada coisa que acontecia no mundo atribuindo-lhe uma deidade. Logo, já sabemos como ocorrem os raios, sendo assim acreditar que existe uma deidade que envia os raios tornou-se ridículo. Sendo assim a mitologia deve adaptar-se em algo condizente com a nova realidade onde os raios são descargas geradas por cargas positivas e negativas.
UMA NOVA CONEXÃO É NECESSÁRIA
Então como os mitos podem restabelecer a conexão a muito perdida com a nossa sociedade atual, tendo em vista que possuímos um extenso conhecimento sobre quase tudo que nos cerca. O professor Campbell baseado em seus estudos diz:
trecho retirado do livro O Poder do Mito, Joseph Campbell por Bill Moyers
Por hora, será difícil resolver essa problemática. Cada um deve procurar encontrar suas verdades da melhor maneira possível. Porém o que nenhum de nós pode ignorar, é que de fato, um único lado do prisma por si só não é capaz de gerar uma luz polarizada. Todos os lados são capazes. Em termos simples, não existe apenas uma única verdade. Sendo assim somos livres para explorar os confins das inimaginaveis conjecturas a respeito da vida, do universo e tudo mais. "Pensar fora da caixa" é única forma que dispomos hoje para encontrar as respostas que ainda precisamos. Não cometa o ledo engano de se ater a uma única verdade, seja ela qual for. Pode ter certeza que muitos pensaram sobre as perguntas que temos, e encontraram suas respostas utilizando de ensinamentos diversos encontrados das mais variadas formas, e nos lugares mais variados deste planeta. E porque não dizer, do espaço.
“O CAFÉ ESTÁ SERVIDO”
*. Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
TAMBÉM PODERÁ SE INTERESSAR POR:
- COMO VOCÊ LIDA COM A NATUREZA?
- O MESTRE E O DISCÍPULO
- DEVANEIOS - A SAÍDA DA CAVERNA, RESSURGIR OU PERECER
- ALTOS, MÉDIOS, BAIXOS, QUAL O SEU PARTIDO?
- QUAL A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA EM NOSSAS VIDAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário