segunda-feira, 9 de julho de 2012

MITOLOGIA EGÍPCIA - A DEUSA ÍSIS



Olá meus amigos, retorno para mais um pouco de MITOLOGIA EGÍPCIA. E para hoje vou falar sobre a deusa ÍSIS, vejamos qual foi o papel desempenhado por ela na mitologia.

SURGIMENTO
Ísis é a mais popular dentre as deusas egípcias. Nascida no inicio da criação do mundo, assim como Osíris, fora criada por . LEIA A COSMOGONIA. Era considerada a deusa protetora da família, um modelo de mãe e esposa invencível e protetora. Também reverenciada como deusa dos partos, das crianças, e também como o arquétipo da viúva perpétua, após a morte de seu amado Osíris.

Ísis também conseguiu resgatar as partes do corpo de Osíris, e conseguiu por meio de mágia recompor o corpo do amado. Após isto, ela consegue procriar com o corpo de Osíris, gerando o filho Horus, e manteve o corpo recomposto do marido para proteger Horus enquanto criança, para que este crescesse e então tivesse direito a reinvidicar o trono usurpado por seu tio Seth. Estava sempre acompanhada de seus guarda-costas, os sete escorpiões de nome: Befent , Maatet , Mestet , Mestetef , Petet , Tefen e Thetet.

FIGURA MITOLOGICA E O CULTO
Todo o conhecimento mágico adquirido pela deusa vem do segredo descoberto pela deusa, através do veneno de cobra que ela utilizou para forçar a revelar este segredo. Daí surge o culto segrito, descrito como "O Asno de Ouro", e através do conhecimento secreto adquirido, ela pode a partir de então curar doenças dos deuses.

Como vimos até agora Ísis possui inúmeros atributos, como deusa da água, terra, colheita, da estrela além de ser mãe protetora, deusa dos partos e das crianças.

REPRESENTAÇÃO
A partir do Novo Império também passou a levar dois chifres liriformes e disco solar entre eles. Em suas manifestações animais aparece como uma pomba ou uma vaca.

Na maioria das vezes a deusa é retratada segurando apenas o símbolo Ankh (Conhecida também como cruz ansata, considerada o simbolo da vida), com um pequeno grupo de acompanhantes, mas no final do período já aparece como o sistro sagrado, e o colar símbolo da fertilidade "menat". 

Tem como representação entre as estrelas a constelação de Sirius ou "Sept", que aparece no céus no advento do ano novo, e Ísis, dentre tantas atribuições também era conhecida como deusa do renascimento e da reencarnação. 

ATENÇÃO: PRATICAMENTE TODO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO ESTÁ EM ESPANHOL, PORTANTO PODEM EXISTIR ERROS DE TRADUÇÃO.

BIBLIOGRAFIA: 
  • OS TEXTOS DAS PIRAMIDES
  • O SITE EGIPTOLOGIA
  • Diccionario de Mitologia Egipcia, Amigos de la Egiptología
  • Elisa Castel, Gran Diccionario De Mitologia Egipcia
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA EGÍPCIA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário