terça-feira, 14 de abril de 2015

OS PRINCIPAIS NOMES DA MITOLOGIA GREGA



Confira os principais nomes de deuses da mitologia grega. 

Conhecido como rei dos deuses. Soberano do monte Olimpo. Deus do relâmpago. Teve diversos casamentos e diversos filhos. Salvou os irmãos do pai Cronos os engoliu.

O deus do mundo inferior e dos mortos. O próprio nome designa tanto o deus quanto o "lugar" no plano inferior.  

O Deus dos mares, assim como Hades era deus do submundo e Zeus do Olimpo, Poseidon era o deus dos mares. 

O significado de seu nome é desconhecido. Estudiosos acreditam que seja de origem asiática. É a deusa da razão, inteligencia e sabedoria e Justiça. A história de seu nascimento é um dos mais clássicos contos da mitologia. 

Deusa do amor. Da beleza, da sexualidade. Também considerada como deusa da fertilidade, do prazer e da alegria. Alguns acreditam que ela seja uma deusa importada dos povos da ásia para os cultos gregos. Nasce da espuma formada no mar, quando os órgãos genitais de Urano foram cortados. 

O deus da guerra. Muito cultuado na cidade-estado de Esparta. Conhecido na versão romana como Marte onde também era o deus da agricultura. 


Apolo
Conhecido como deus das distâncias. Também como o deus sol, a luz da verdade. Patrono do mais famoso oráculo conhecido como Delfos. Também era líder das musas e ainda era patrono das artes e profecias.

Deus mensageiro. Patrono da ginástica, ladões, diplomatas, comerciantes, astronomia e eloquência. Também para algumas iniciações. Também era responsável por encaminhar a alma dos mortos para o Hades. Acredita-se que seja muito mais antigo do que o mito grego. Sofreu sincretismo com o deus Toth. 

O deus do amor. Filho de Afrodite e Ares, passou a ser conhecido como Cupido na versão romana e assim ganhou fama. É ainda considerado por Hesíodo um dos deuses primordiais. O mito varia de acordo com a versão. Suas flechas despertam o amor em quem for atingido. 

BIBLIOGRAFIA: 
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
  • Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega Vol I, ISBN 8532604072 
  • Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega Vol III, ISBN 8532604501 
  • A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
  • Hesíodo, Teogonia - A Origem dos Deuses ISBN 8585219319
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário