segunda-feira, 1 de abril de 2013

SUPERSTIÇÕES - 1° DE ABRIL, O DIA DA MENTIRA




Como é do conhecimento de todos, no primeiro dia do mês de abril comemorasse o dia da mentira. Assim como muito mitos, lendas e superstições que temos, a do primeiro de abril possui várias origens e versões, e até nomes, mundo a fora. 

Pensasse que surgiu na França, onde desde o século XVI comemorava-se a chegada do Ano Novo juntamente com primavera, ou seja, naquela região o ano começava no dia 25 de março. Mas podem pensar, 25 de março não é 1° de abril. Realmente não, mas as comemorações duravam uma semana, terminando exatamente no dia primeiro de abril. 

Ocorre que em 1564, o então papa Gregório XIII determinou qual deveria ser o calendário para todo o mundo cristão. O que conhecemos hoje como calendário gregoriano (ainda em uso). Onde o Ano Novo deveria ser celebrado no dia 1° de janeiro. Ocorre que muitos franceses recusaram-se a aderir ao novo calendário e mantiveram a tradição de comemorar no dia 25 de março. Estes começaram a ser ridicularizados com presentes estranhos e cômicos por aqueles que aderiram o novo calendário. Essas brincadeiras passaram a ser conhecidas como "plaisanteires" ou piadas. 

Em pais como a Inglaterra o dia ficou conhecido como April Fool´s day dia dos tolos de abril. E no Brasil passa a ser conhecido como o dia da Mentira. A partir de 1828, quando uma espécie de jornal de nome A Mentira, circulou em Minas Gerais, noticiando a morte de Dom Pedro I, o que foi desmentido no dia seguinte. Em outra edição o jornal circulou com a noticia de que todos os devedores deveriam comparecer em um determinado local no primeiro de abril do ano seguinte para quitar as dívidas. Desnecessário dizer que o local não existia. 



BIBLIOGRAFIA:
  •  DIVERSAS FONTES DE PESQUISA NA WEB
*. Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário