quarta-feira, 13 de março de 2013

O CONFRONTO DOS DEUSES CONTRA O MONSTRO TIFÃO




Quando Gaia viu que os deuses haviam vencido os titãs e que os mesmos foram jogados ao Tártaro, ela tentou convencer Zeus e seus irmãos a mudar de ideia, mas fora inútil. Após ver seus filhos aprisionados no Tártaro como acontecera aos ciclopes e hecatonquiros ela resolveu agir. Unindo-se ao Tártaro gerou um filho monstruoso chamado Tifão

Como dito anteriormente a criatura era horrenda (leia no post acima). E logo que ele se aproximou do monte Olimpo e fora avistado pelos deuses, os mesmos fugiram para o Egito e lá eles assumiram outras formas:  Apoio metamorfoseou-se em milhafre; Hera, em vaca; Hermes, em íbis; Ares, em peixe; Dioniso, em bode; Hefesto, em boi. Apenas Zeus permaneceu para lutar contra o monstro.

Zeus atacou o monstro com um de seus raios, e o feriu com uma foice feita de sílex. Tifão fugiu para o monte Cásio na fronteira do Egito com a Arábia e ali os dois travaram um combate corpo a corpo, quando finalmente Tifão conseguiu desarmar o deus, e derrota-lo. Depois disto Tifão retirou os tendões dos braços e pés de Zeus, e o abandonou completamente imobilizado em uma gruta na Cilícia. 

Ocorre que o deus Pã espantou o dragão com seus gritos que causavam pânico em quem os ouvisse e com a astúcia de Hermes, os tendões foram recuperados e devolvidos a Zeus, que imediatamente recuperou suas forças. Zeus recomeçou imediatamente a luta, e com toda sua fúria lançou contra Tifão uma chuva de raios o que fez com que o monstro fugisse e refugiasse no monte Nisa, onde as Moiras lhe deram frutos com a promessa de que ele recuperaria suas forças, mas o resultado foi exatamente o contrário. 

Quando o combate recomeçou o monstro pensava que poderia vencer o rei dos deuses, e quando estavam na Trácia, ele lançou contra Zeus montanhas inteiras, mas o deus não se intimidava avançava contra o monstro lançando seus raios que feriram Tifão, fazendo jorrar-lhe o sangue dando nome ao monte Hêmon. Ferido o monstro de Gaia fugiu para a Sicília, porém Zeus lançou contra ele o monte Etna e ali ele fora aprisionando-o para sempre. 

BIBLIOGRAFIA: 
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
  • Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega Vol I, ISBN 8532604072
  • A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x  
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário