segunda-feira, 7 de maio de 2012

MITOLOGIA GREGA - HEFESTO, O DEUS DOS VULCÕES





Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA GREGA, vou falar de um Deus chamado Hefesto, conhecido como deus das forjas ou mesmo deus dos vulcões.

SURGIMENTO
Hefesto era filho de Zeus com Hera. Porém uma versão que fiz, que Hera teria gerado o filho sozinha, mas acreditasse que está versão tenha sido apenas para esconder a vergonha de ter gerado o filho antes do casamento com o deus supremo. Está teoria ganha força quando Hera, teria atirado seu filho ao mar do alto do Olimpo. Hefesto então teria sido encontrado pelas ninfas Tétis e Eurínome, e com elas teria vivido durante nove anos. Neste período, ele teria se aprimorado nas arte da forja.

FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
Seus conhecimentos havia sido aprimorados a tal ponto que um dia enviou a sua mãe um trono completamente feito de ouro. Ao se sentar no trono, Hera, não conseguia mais sair, e através de algum encantamento ela ficou presa ao trono. Todos os deuses do Olimpo tentaram remove-la sem sucesso. Seus irmãos Ares e Dionísio, tentaram dissuadi-lo ao libertar a mãe, porém Hefesto só concordou em faze-lo se a mais belas de todas as deusas se casasse com ele, Afrodite. Então, concordando com os termos e recebendo aquilo que revindicava, o deus das forjas, reconcilio-se com sua mãe e entrou casou com a mais bela deusa do Olimpo.

Certa vez Zeus teria se enfurecido com o filho, que desde a reconciliação tomava sempre o partido da mãe, e o lançou no espaço, fazendo com que caísse na ilha de Lemnos, ficando assim, manco ou coxo para sempre. Na Ilíada de Homero no entanto, afirma que a deficiência física seria de nascença.

Hefesto também teria se apaixonado por outras deusas, dentre elas a deusa Atena, ao qual ele teria realizado o seu nascimento, retirando-na da cabeça de Zeus. Leia Aqui

Vale dizer também que ele era considerado o maior na sua arte, e teria forjado os raios para Zeus, diversas armas e ornamentos para todos os deuses do Olimpo.

REPRESENTAÇÃO
Hefesto era considerado como um deus de pouca beleza ou em outros termos, um deus feio. Representado como um homem velho, peludo e coberto por uma longa barba, usava um chapéu cônico, tinha um corpo vigoroso, que era suportado por pernas franzinas, e utilizava um cajado para se apoiar. Aparece sempre vestido como um trabalhador comum, deixando a amostra o ombro direito, segurando na mão direita o martelo.



BIBLIOGRAFIA: 
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário