Olá meus amigos, no post de MITOLOGIA GREGA de hoje, vou falar sobre os CENTAUROS, criaturas muito conhecidas na MITOLOGIA.
Ixion, era filho do deus Ares, rei dos Lápitas, conta a história que ele se apaixonou por Hera, e durante um banquete Ixion, estava presente, e então depois de ter bebido, tentou seduzir Hera, Zeus, percebendo o fato, resolveu divertisse um pouco, e moldou utilizando uma nuvem a forma de sua esposa. Ixion então teve relações com a Hera feita de nuvem e desta relação teriam nascido os centauros, com corpo de cavalo e bustos humanos, contendo braços e cabeças também humanas.
Os centauros passaram a habitar os bosques dos montes Pélion e Ossa. Eram basicamente considerados selvagens. Houve uma ocasião que um grande derramamento de sangue ocorreu quando o filho de Ixion resolveu se casar e convidou seus parentes (também centauros) para o banquete. Após uma bebedeira, os centauros tentaram violentar a noiva, isto fez que uma guerra entre Lápidos e centauros ocorresse. Após uma sangrenta batalha, os Lápidos venceram graças a coragem de Piritoo e seu amigo Teseu, assim os centauros foram expulsos da Tessália.
Dos centauros costuma-se destacar mais o centauro Quíron, que como já disse no post teve forte influencia na criação de heróis como Herácles, Jasão, Aquiles entre outros.
A palavra centauro significa picador de touros e o mito teve origem nos vaqueiros que andavam sempre a cavalo e isto intrigava os viajantes que passavam pela região da Tessália e acreditasse que foram eles que deram origem as lendas sobre essas criaturas, pois avistavam de longe os homens montados em seus cavalos e pareciam ser um só ser.
BIBLIOGRAFIA:
- Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário