segunda-feira, 5 de março de 2012

INDICAÇÃO - A QUEDA - AS ULTIMAS HORAS DE HITLER




Neste post quero indicar para todos que se interessam por SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, o filme A Queda - As Ultimas horas de Hitler, em Alemão Der Untergang.

Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: 150min
Origem: Alemanha - Itália
Estúdio: Europa Filmes
Direção: Oliver Hirschbiegel
Roteiro: Bernd Eichinger
Produção: Bernd Eichinger


SINOPSE: 
O polêmico "Der Untergang", dirigido por Oliver Hirschbiegel, se centra nos últimos doze dias da vida de Adolf Hitler. Bruno Ganz interpretou com grande realismo um Hitler envelhecido e doente poucos dias antes do seu suicídio no bunker da antiga diplomacia do 3º Reich em Berlim. A história se desenvolve entre 20 de abril (dia do aniversário de 56 anos de Hitler) e 2 de maio de 1945 (dois dias após seu suicídio) e faz contraste entre a batalha final por Berlim e o que aconteceu nos fundos do imponente edifício em ruínas da Reichskanzlei. Junto a Bruno Ganz atuam Alexandra Maria Lara (secretária pessoal de Hitler), Ulrich Matthes e Corinna Harfouch (o ministro de Propaganda Joseph Goebbels e sua esposa) e Juliane Koehler (Eva Braun). O filme causou polêmica antes da estréia. É a primeira aproximação do cinema alemão, depois da Segunda Guerra Mundial, desta obscura figura de sua história recente. Muitos críticos alemães questionavam se deveria se mostrar um Hitler humano, com medos e problemas, e não apenas o monstro com energia criminosa que representou para a história da Europa na primeira metade do século 20.

MINHA IMPRESSÃO:
Como disse a sinopse feita pelo site www.cinenacomrapadura.com.br o filme mostra os últimos momentos da vida de Hitler e de seu regime. 
Sinceramente acho que todos que estudam sobre a segunda guerra deveriam assisti-lo, pois trás uma perspectiva no minimo interessante, como Hitler lidou ao descobrir que Berlin seria invadida pelos russos. E mais chocante ainda, o efeito dominó produzido pelo suicídio do führer. 


O que filme conta é que após sua morte, o 3° Reich, simplesmente ruiu, praticamente todos os oficiais ficam perdidos sem saber o que fazer. Alguns querem a rendição da Alemanha, outros querem continuar defendendo Berlim e assim segue. 


A conclusão que chego é que Hitler tinha seus seguidores, e estes "compartilhavam" de seus ideias, mas estes ideias eram dele, não eram exatamente comuns a todos os envolvidos, pois pouco tempo depois de seu suicídiovários oficiais tomam o mesmo caminho, e resolvem se matar, ou seja a ideologia nazista por si só não poderia ser sustentada sem sua figura maior, sem o seu principal idealizador. 


O filme mostra também como os oficiais de Hitler tinha medo de decepciona-lo, pois levou algum tempo até que alguém tivesse a coragem de contar para ele que Berlim estava prestes a ser invadida, e nesta hora ele se revolta dizendo como ninguém o informou da situação, chamando a todos de "puxa-sacos".  


Um outro ponto muito importante e o pilar principal da polemica que ocorreu antes do lançamento do filme era se deveriam mostrar exatamente este lado humano de Hitler, com problemas, sofrendo já com o peso da idade, e com as consequências que ele mesmo não queria viver para ver. Afinal a adoção do suicídio nada mais foi que uma fuga pois ele sabia o que enfrentaria se fosse capturado. 


Em fim, o filme acima de tudo é um relato histórico do que se passou nas ultimas horas do Führer, é indispensável que qualquer um que estude sobre o assunto, assista para ver o que muitos tentam simplificar ou mesmo deixar de lado. A queda do 3° Reich é impressionante, assim como foi sua ascensão. 



VEJAM MAIS INDICAÇÕES EM:






Nenhum comentário:

Postar um comentário