segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - O TOQUE DE MIDAS



Neste post vamos falar sobre o Rei Midas, e sobre como seu desejo se tornou uma "maldição" de certa forma. Vejamos o que aconteceu com seu desejo de possuir toda a riqueza do mundo. 

Está história começa bem antes do poder adquirido pelo Rei Midas, vamos falar sobre o deus Dionísio, e seu pai adotivo Sileno. Ele tinha o costume de vagar o dia todo montado em seu burro e sempre bebendo. até que um dia, ele foi encontrado embrigado em cima do seu burro.Foi levado então a corte do rei Midas, e lá sendo muito bem recebido pelo rei, ficou durante dez dias. O rei gostava muito da companhia de Sileno que sempre o divertia. Porém após os dez dias, o rei Midas resolveu levar Sileno de volta para sue filho. Chegando lá Dionísio, muito irritado repreendeu o pai e agradeceu ao rei Midas. 

Dionísio, ofereceu uma recompensa ao rei, disse a ele que ele poderia ter qualquer coisa que desejasse. Bem o Rei não se fez de rogado e começou a pensar em tudo que poderia ter, em tudo que poderia possuir ou mesmo adquirir. Então Midas teve a brilhante ideia de desejar que tudo que ele tocasse se transformasse em ouro. Dionísio o advertiu para que não fizesse isso que seria muito perigoso, porém o rei já totalmente absorto em seu desejo, não lhe deu ouvidos e convenceu o deus a lhe dar exatamente o que desejava. 

Dionísio então em um passe de magica concedeu o desejo ao enlouquecido rei. O rei ansioso começou a testar os poderes logo em seguida, tocou um galho e este se transformou imediatamente no mais puro ouro. o rei mal podia acreditar, e ao longo do caminho seguiu transformando tudo que via em ouro    

Chegou a seu palácio, com os bolsos recheados de coisas que havia transformado em ouro, insetos, animais, pedras, frutas, toda sorte de coisas. Procurando pela esposa, que ainda não havia retornado de um passei, estava ansioso para contar a rainha, que agora seriam os senhores mais ricos de todo o mundo. Estava faminto e não esporou pela esposa para que o jantar fosse servido. Então sentiu o cheiro da comida e tão logo começou a comer, mas a medida que tocava a comida, esta imediatamente se transformava em ouro. Colocava o alimento na boca e mordia, e sentia que a comida havia se transformado em ouro maciço. Chegou a quebrar um dente com isto, e quando foi tocar o mesmo, transformou não só o dente quebrado como todos os outros em ouro. O rei já maluco pois não conseguia ingerir nenhum tipo de alimento, começa va a se dar conta da besteira que havia feito. 

Quando a esposa chegou, Midas estava fora de si, dizia que seriam os seres mais ricos do mundo e na euforia abraçou a esposa, e começou a sentir que seus membros se tornavam ouro puro. Berro de raiva ao descobrir o que havia feito

Logo veio seu cunhado, que sempre aparecia para pedir dinheiro, o rei então pediu que se aproximasse e antes que lhe desse as moedas que lhe abraçasse, assim ele transformou partes do corpo de seu cunhado em ouro, este por sua vez, saiu imediatamente correndo para vender-se por inteiro. 

O rei, tentou tomar um pouco de suco, mas o que sentiu foi um metal quente descendo goela abaixo, e quando olhou na jarra viu que o suco se transformara em ouro liquido, e este metal derretido causou uma grande dor. Foi quando berrou a Dionísio para que o ajudasse, pois percebeu que era vitima de sua cobiça. implorou ao deus que o salvasse e pediu perdão por não ter lhe dado ouvidos. Dionísio disse que veria o que fazer. Foi então que ordenou ao rei que fosse até o rio Pactolo e procurasse sua nascente, e assim que há encontrasse que mergulhasse sua cabeça nas águas, e isto haveria de ser o suficiente para livra-lo da maldição. E assim o rei o fez e quando o fez, as areias do rio se tornou douradas assim como os peixes, e depois disto o rei estava livre da maldição. 

Depois deste episódio, o rei tomou ódio do ouro, e se desligou de todas as coisas materiais, indo viver na companhia do deus das florestas. 

BIBLIOGRAFIA: 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:



Nenhum comentário:

Postar um comentário